O Paysandu ainda tem 24 pontos a disputar na Série B. Ele pode somar 24 pontos, o que é muito difícil, mas não impossível de ocorrer. Mas, desses pontos possíveis, segundo os entendidos no assunto, o Papão precisa de pelo menos 18 para se somar aos 26 que já possui. Dessa forma, chegaria a 44. Ou seja, uma pontuação que garantiria, com folga, a permanência da equipe na Segundona de 2026. Uma missão, convenhamos, também bastante difícil para um time que desde o começo do campeonato não consegue decolar na competição. Inclusive, deixando escapar pontos dentro de casa, como ocorreu diante do Cuiabá-MT, na última quinta-feira.
Com o empate, por 1 a 1, frente ao Dourado, o Papão viu escorrer pelo “ralo” dois pontos preciosos. Algo que acontece desde a estreia do time na Série B, quando caiu, no Mangueirão, diante do Athletico-PR. De lá pra cá, jogando em Belém, a farra de pontos perdidos chega à espantosa marca de 33. Número que contraria totalmente a receita do aposentado técnico pernambucano Givanildo Oliveira, de tantas passagens pela Curuzu e que diz: “Time que quer subir de divisão tem, obrigatoriamente, de vencer em casa e beliscar pontinhos como visitante.” Ao deixar de seguir a receita do treinador, o Papão acabou indo para a Unidade de Tratamento Intensivo, da Série B.
A saída vivo da UTI, na qual o Papão “respira por aparelho” parece a cada rodada impossível. Tivesse seguido a prescrição do mestre Giva, o time bicolor estaria, com toda a certeza, gozando de saúde plena no Brasileiro, inclusive ocupando a liderança do campeonato, com 59 pontos.
A farra de pontos perdidos em casa pelo Paysandu
Rodada – Partida – Pontos desperdiçados
1ª – 1 x 2 Athletico-PR – 3 pontos
3ª – 0 x 2 Chapecoense-SC – 3 pontos
5ª – 1 x 1 CRB-AL – 2 pontos
8ª – 0 x 0 Goiás-GO – 2 pontos
9ª – 0 x 1 Criciúma-SC – 3 pontos
16ª – 2 x 2 Atlético-GO – 2 pontos
19ª – 1 x 1 Athletic-MG – 2 pontos
21ª – 0 x 1 Vila Nova-GO – 3 pontos
23ª – 1 x 2 Operário-PR – 3 pontos
25ª – 1 x 2 Volta Redonda-RJ – 3 pontos
26ª – 0 x 0 América-MG – 2 pontos
28ª – 0 x 1 Novorizontino-SP – 3 pontos
30ª – 1 x 1 Cuiabá-MT – 2 pontos
Total: 33 pontos perdidos