CADÊ A OBRIGAÇÃO?

Desperdiçar pontos em casa custa caro ao Paysandu

Desempenho ruim em Belém compromete chances de permanência do Paysandu na Série B. Ainda há tempo para se salvar?

Time deixou escapar mais dois pontos dentro de casa na última rodada e segue pressionado - Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará
Time deixou escapar mais dois pontos dentro de casa na última rodada e segue pressionado - Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará

O Paysandu ainda tem 24 pontos a disputar na Série B. Ele pode somar 24 pontos, o que é muito difícil, mas não impossível de ocorrer. Mas, desses pontos possíveis, segundo os entendidos no assunto, o Papão precisa de pelo menos 18 para se somar aos 26 que já possui. Dessa forma, chegaria a 44. Ou seja, uma pontuação que garantiria, com folga, a permanência da equipe na Segundona de 2026. Uma missão, convenhamos, também bastante difícil para um time que desde o começo do campeonato não consegue decolar na competição. Inclusive, deixando escapar pontos dentro de casa, como ocorreu diante do Cuiabá-MT, na última quinta-feira.

Com o empate, por 1 a 1, frente ao Dourado, o Papão viu escorrer pelo “ralo” dois pontos preciosos. Algo que acontece desde a estreia do time na Série B, quando caiu, no Mangueirão, diante do Athletico-PR. De lá pra cá, jogando em Belém, a farra de pontos perdidos chega à espantosa marca de 33. Número que contraria totalmente a receita do aposentado técnico pernambucano Givanildo Oliveira, de tantas passagens pela Curuzu e que diz: “Time que quer subir de divisão tem, obrigatoriamente, de vencer em casa e beliscar pontinhos como visitante.” Ao deixar de seguir a receita do treinador, o Papão acabou indo para a Unidade de Tratamento Intensivo, da Série B.

A saída vivo da UTI, na qual o Papão “respira por aparelho” parece a cada rodada impossível. Tivesse seguido a prescrição do mestre Giva, o time bicolor estaria, com toda a certeza, gozando de saúde plena no Brasileiro, inclusive ocupando a liderança do campeonato, com 59 pontos.

A farra de pontos perdidos em casa pelo Paysandu

Rodada – Partida – Pontos desperdiçados
1ª –  1 x 2 Athletico-PR – 3 pontos
3ª – 0 x 2 Chapecoense-SC – 3 pontos
5ª – 1 x 1 CRB-AL – 2 pontos
8ª – 0 x 0 Goiás-GO – 2 pontos
9ª – 0 x 1 Criciúma-SC – 3 pontos
16ª – 2 x 2 Atlético-GO – 2 pontos
19ª – 1 x 1 Athletic-MG – 2 pontos
21ª – 0 x 1 Vila Nova-GO – 3 pontos
23ª – 1 x 2 Operário-PR – 3 pontos
25ª – 1 x 2 Volta Redonda-RJ – 3 pontos
26ª – 0 x 0 América-MG – 2 pontos
28ª – 0 x 1 Novorizontino-SP – 3 pontos
30ª – 1 x 1 Cuiabá-MT – 2 pontos

Total: 33 pontos perdidos