Matheus Miranda
O calendário azul-marinho neste começo de temporada segue com compromissos de grande importância para a projeção do ano do Clube do Remo. Assim, depois de uma partida delicada na semana passada (23) pela Copa do Brasil, o Clube do Remo realiza nesta noite (1) o seu segundo jogo eliminatório em 2023, agora pela Copa Verde, em sua estreia no torneio regional, em seus domínios, no estádio Baenão, em Belém, frente ao Humaitá-AC, pelas oitavas de final.
O duelo programado para às 19h marca o retorno do Leão Azul à competição desde 2021, já que no ano passado o time não participou do certame. Dessa maneira, ansioso para voltar em grande estilo e focado no título, o Mais Querido espera mais do que nunca contar com o bom retrospecto para seguir ileso no gramado rumo à classificação às quartas de final.
Embora o compromisso desta noite seja o terceiro em um período de uma semana – e pela terceira competição diferente -, a comissão técnica da equipe paraense deve bancar a estrutura que tem dado conta do recado em suas apresentações até aqui. A única alteração é na referência do ataque. Muriqui, que saiu com dores no final de semana (26), segue no DM enquanto Fabinho assume a titularidade.
A ausência do atacante lesionado, contudo, conta com um alento em termos de opção. Jean Silva e Soares, atacante e meia-atacante, respectivamente, que estavam em recuperação, atingiram condições de jogo ao apresentarem aptidão física, assim, à disposição de Marcelo Cabo para o embate.
A presença de alternativas para os mais variados sistemas de jogo é fundamental para o treinador. Isso porque o Humaitá-AC deve ir com tudo o que tem para arrastar a vaga ao Acre, devido à sua recente campanha na temporada, com poucos jogos realizados no ano, algo diferente do time paraense.
A sequência de jogos consecutivos, por sinal, foi destacada por Marcelo Cabo. “A gente tem que estar em estado de alerta que agora vai começar uma sequência de jogos muito árdua”, disse o comandante.
Em meio ao desgaste, Marcelo Cabo descarta desculpa ao parabenizar o esforço de todos pelo retorno positivo nas quatro linhas, algo que deve, mais uma vez, ser depositado no duelo contra o Tourão.
“A gente fica muito feliz de ter esse início de trabalho. Eu acho que é fruto da boa pré-temporada que a gente fez, mas eu falo que o mérito é todo dos meus jogadores. Eles entenderam, trabalharam muito na pré-temporada. Viagens longas, de ônibus, de avião, conexões. A gente tem 100% de aproveitamento… Então, assim, a gente está bem competitivo, mas ciente que tem muito a evoluir ainda como equipe e alguns jogadores já estão evoluindo, estão se destacando. É o individual em prol do nosso coletivo. A força do Remo, hoje, é a força coletiva”, pondera o comandante.
FICHA DO JOGO
- Remo: Vinícius; Lucas Mendes, Ícaro, Diego Guerra e Raí; Anderson Uchôa, Richard Franco, Pedro Vitor e Pablo Roberto; Diego Tavares e Fabinho. Técnico: Marcelo Cabo.
- Humaitá: Babau; Matheus Damasceno, Douglas, Diego e Caetano; Mineiro, Marquinhos e Felipinho; Eduardo, Rafael e Índio. Técnico: Álvaro Miguéis.
- Local: Baenão. Horário: 19h. Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS). Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Marcelo Grando (MS).