E ACABOU...

Copa Verde chega ao fim: CBF avalia nova competição para 2026

A atual Copa Verde está em sua última edição, e uma nova proposta será apresentada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A atual Copa Verde está em sua última edição, e uma nova proposta será apresentada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A atual Copa Verde está em sua última edição, e uma nova proposta será apresentada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Foto: CBF

O prefeito em exercício de Goiânia, Romário Policarpo — que também é presidente da Câmara Municipal e diretor de Comunicações do Vila Nova Futebol Clube — está liderando a articulação para criar uma nova competição interestadual entre clubes das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. Segundo ele, a atual Copa Verde está em sua última edição, e uma nova proposta será apresentada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A edição deste ano da Copa Verde está na fase final, com Goiás e Paysandu disputando o título. O jogo de volta será realizado na próxima quarta-feira, 23 de abril, às 19h30, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. No primeiro jogo, no Mangueirão (Belém), as equipes empataram por 0 a 0.

Articulação para Nova Competição Interestadual

Policarpo afirmou, em entrevista ao Jornal Opção, que nos próximos dias deve se reunir com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para discutir os detalhes do novo torneio. “Vamos até a CBF entender como será essa nova modalidade de competição”, disse.

Ainda segundo ele, a ideia é que o novo campeonato seja implementado já em 2026, mantendo viva a tradição de uma disputa regional para os clubes do Norte e Centro-Oeste. “A Copa Verde deixará de existir, mas a CBF irá apresentar uma nova competição. O objetivo é continuar proporcionando uma vitrine para os clubes dessas regiões”, destacou o vereador.

Objetivos e Apoio Político

Policarpo enfatizou que a competição é estratégica para os clubes, pois garante ao campeão uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil. No entanto, ele reconhece que a Copa Verde não conseguiu se desenvolver do ponto de vista econômico e de visibilidade. “O que buscamos agora, com apoio da CBF, é uma competição mais forte, que traga retorno financeiro e maior exposição para os participantes”, explicou.

Na última semana, o presidente da Câmara também esteve em Brasília, onde se reuniu com o deputado federal e ex-ministro do Esporte, Orlando Silva, em busca de apoio político à iniciativa.

Confira todos os campeões da Copa Verde

Quatro títulos

  • Paysandu – 2016, 2018, 2022 e 2024

Dois títulos

  • Cuiabá – 2015 e 2019

Um título

  • Goiás – 2023
  • Remo – 2021
  • Brasiliense – 2020
  • Luverdense – 2017
  • Brasília – 2014

Confira os campeões da Copa Verde ano a ano

2024 – Paysandu

2023 – Goiás

2014 – Brasília

2015 – Cuiabá

2016 – Paysandu

2017 – Luverdense

2018 – Paysandu

2019 – Cuiabá

2020 – Brasiliense

2021 – Remo

2022 – Paysandu