Antes da partida de volta pela semifinal da Copa Verde entre Cuiabá e Vila Nova, o 2 a 0 conquistado pela equipe goiana indicava a possibilidade de um jogo protocolar. No entanto, o que se viu na Arena Pantanal foi um roteiro emocionante, no qual as duas torcidas sonharam com a vaga na decisão, mas apenas uma delas pôde comemorar após o apito final. Foi assim que o Vila Nova avançou à final da Copa Verde, onde enfrentará o Paysandu.
Em casa, o Dourado precisava reverter o resultado do primeiro jogo. À beira do campo, o treinador português Petit comandava seu segundo jogo à frente do time mato-grossense. Ao fim do primeiro tempo, a diferença de dois gols se transformou em vantagem, graças ao placar parcial de 3 a 0, com gols de Lucas Fernandes, Pitta e Alysson. Na segunda etapa, o Cuiabá manteve o ritmo e aumentou o marcador para 4 a 0, com Pitta.
Só que o Tigre mostrou força e a vontade de quem quer conquistar, pela primeira vez, a Copa Verde. Juan Christian e João Lucas fizeram a diferença para o Vila Nova, definindo o resultado em 4 a 2. Com esse cenário, as penalidades se tornaram o caminho para brigar pelo título.
O Vila começou a série de pênaltis. Ruan Santos converteu a primeira cobrança. Denilson também chutou para o fundo das redes pelo Dourado. Apodi colocou a equipe goiana em vantagem, enquanto que a tentativa de Bruno Alves foi defendida por Dênis Junior.
Com a possibilidade de abrir 3 a 1, a finalização de Eric foi para fora. E Ramon, com a chance de empatar para o Cuiabá, também não acertou o gol. Juan Christian marcou para o Tigre, assim como Rikelme para o Dourado. Na sequência, Alesson não desperdiçou a cobrança e pôs sua equipe na decisão.
Final da Copa Verde
Em busca de seu primeiro título da Copa Verde, o Vila Nova terá pela frente um desafio importante: superar o Paysandu, maior vencedor do torneio (três vezes) e atual vice-campeão. Os goianos bateram na trave em 2021 e 2022 e esta temporada pode ser a redenção do time.
Do outro lado, o Paysandu aguarda o Vila depois de eliminar seu maior rival, o Remo. Além do desejo de ampliar o número de conquistas, o Papão tem a motivação de reverter a derrota na final de 2023, sofrida para o Goiás.
Vila Nova e Paysandu, que também irão se enfrentar pela Série B, vão brigar pela taça em jogos de ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, o título será decidido nos pênaltis. Se for assim, não será novidade para os finalistas, que passaram nos pênaltis para disputar a alcunha de campeão desta edição da Copa Verde.
Com o feito, o Vila igualou o Remo que também tem três finais disputadas. Já o Paysandu vai para a oitava decisão do torneio. A CBF ainda vai anunciar as datas das finais, mas já se sabe que o Vila Nova decidirá em casa por ter feito a melhor campanha.