Bola

Copa Grão-Pará: Tuna espera adversário por vaga na Copa do Brasil

Time cruzmaltino vai em busca da taça e da vaga na Copa do Brasil de 2025

LUCAS SAMPAIO/ASCOM TUNA
Time cruzmaltino vai em busca da taça e da vaga na Copa do Brasil de 2025 LUCAS SAMPAIO/ASCOM TUNA

Nildo Lima

A Copa Grão-Pará, que reúne alguns dos clubes eliminados no Parazão e que é algo inédito no calendário do futebol local, teve prosseguimento, ontem pela manhã, no estádio Francisco Vasques, onde a Tuna Luso, a duras penas, conseguiu bater o Santa Rosa, por 1 a 0, assegurando, assim, vaga na final do torneio, contra o vencedor do duelo entre Águia de Marabá e São Francisco, de Santarém, que se enfrentam hoje. O gol solitário da partida foi anotado pelo artilheiro da equipe alviverde na temporada, o atacante Chula, aos 10 minutos do 2º tempo.

A vitória tunante foi bastante sofrida, visto que o Santinha resolveu imprimir forte pressão na reta final da partida buscando o empate, que levaria a decisão para os tiros livres da marca do pênalti. Mas, no apanhado geral, a Lusa acabou fazendo por merecer a sua classificação em razão do maior volume de jogo, principalmente no 1º tempo, quando já poderia ter inaugurado o placar, tantas foram as chances de gols criadas pelos comandados do técnico Júlio César Nunes.

O campeão da Copa Grão-Pará, que começou com as participações de Bragantino, Caeté, São Francisco e Santa Rosa, entrando depois, após as semifinais do Parazão, Tuna e Águia de Marabá, assegura ao seu campeão vaga na Copa do Brasil 2025, como 3º representante do Estado no torneio. Os dois outros são Clube Remo e Paysandu, que estão envolvidos na disputa do título do Estadual. O torneio nacional não chega a ser algo inédito na história de Tuna, Águia de Marabá e São Francisco, que disputou uma única edição da competição, em 2017.

HOJE TEM MAIS!

No dia em que Marabá completa 65 anos de emancipação política, o Águia, principal representante do futebol da cidade do sudeste do Pará, entra em campo, hoje, para enfrentar, às 18h, no estádio Zinho Oliveira, o São Francisco, em partida que levará uma das equipes à decisão da Copa Grão-Pará, contra a Tuna Luso, em partida única, em data a ser marcada pela Federação Paraense de Futebol. Para o zagueiro Bruno Costa, do Leão santareno, “a responsabilidade de entregar o resultado e imprimir o desempenho é nossa. Entregamos tudo até o último minuto no jogo passado (contra o Bragantino). E é o que estamos trabalhando”.

Do outro lado, o Águia, que ainda tem a Série D para disputar neste ano, quer levantar o moral após a eliminação diante do Paysandu no Parazão e nada melhor do que um título antes de começar a competição nacional, se garantindo na Copa do Brasil.