VEJA O QUE SE SABE

Copa fora dos EUA? Entenda o que pode mudar no Mundial de 2026

A medida surge como resposta à lentidão nos processos consulares dos EUA, que tem causado preocupação dentro da entidade máxima do futebol.

O presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos da agência de cultura e educação da ONU, a Unesco, nesta terça-feira (22)
A medida surge como resposta à lentidão nos processos consulares dos EUA, que tem causado preocupação dentro da entidade máxima do futebol. Foto: Divulgação

A FIFA está reavaliando a logística da Copa do Mundo de 2026 e considera transferir parte dos jogos dos Estados Unidos para o Canadá, em meio a preocupações crescentes com dificuldades na emissão de vistos americanos.

A medida surge como resposta à lentidão nos processos consulares dos EUA, que tem causado preocupação dentro da entidade máxima do futebol. Em alguns consulados, o tempo de espera para obter um visto pode ultrapassar 300 dias, o que pode inviabilizar a presença de torcedores, jornalistas, familiares de atletas e até membros das delegações.

O problema se intensificou com as políticas migratórias rígidas implementadas durante o governo de Donald Trump, e, mesmo com mudanças na administração, o impacto nos consulados ainda é sentido. Segundo a FIFA, cidadãos de 43 países enfrentam obstáculos para entrar nos Estados Unidos — entre eles, o Irã.


🇨🇦 Canadá se destaca como opção viável

Diante do impasse, o Canadá desponta como uma alternativa segura e mais flexível. O país é visto como mais neutro em questões políticas e tem um sistema de imigração considerado mais acessível, com menos restrições e prazos mais curtos para concessão de vistos.

Vale lembrar que a Copa do Mundo de 2026 será a primeira a contar com 48 seleções e está sendo organizada de forma tripla: por Estados Unidos, Canadá e México. Caso a FIFA decida redistribuir jogos, o Canadá já possui estádios e infraestrutura prontos para receber mais partidas.