
O meia boliviano Gabriel Villamíl foi o destaque da LDU na vitória parcial por 3 a 0 sobre o Palmeiras, nesta quinta-feira (23), em Quito, pelo jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores. O jogador marcou dois gols — o primeiro e o terceiro da equipe equatoriana. O jogo foi para o intervalo com 3 a 0 para os donos da casa.
Villamíl, que veste a camisa 15 da LDU e é titular da seleção da Bolívia, também esteve em campo na histórica vitória boliviana sobre o Brasil, em 9 de setembro, pelas Eliminatórias Sul-Americanas.
👤 Quem é Gabriel Villamíl
Gabriel Alejandro Villamíl Cortez, conhecido como “Pichanguita”, nasceu em Tarija, Bolívia, em 28 de junho de 2001. Destro e com 1,79 m de altura, é o quarto filho do ex-jogador Jaime Villamil. O futebol é uma tradição na família: seus irmãos Sergio e Jaime Enrique também seguiram carreira profissional.
Revelado nas categorias de base do Bolívar, Villamíl foi promovido ao elenco principal em 2018 e ganhou destaque em 2022, quando participou de 41 partidas na campanha do título da Primera División. Em 2023, disputou 50 jogos, marcou nove gols e conquistou a Copa de la División Profesional, ajudando o Bolívar a chegar até as quartas de final da Libertadores.
Em janeiro de 2024, o meia foi emprestado à LDU, com opção de compra. O bom desempenho fez o clube equatoriano exercer a cláusula e adquirir o jogador em definitivo, por cerca de US$ 1 milhão.
Pela seleção boliviana, Villamíl estreou em 9 de setembro de 2021, contra a Argentina, nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Desde então, soma 33 partidas, ainda sem marcar gols.
Editado por Clayton Matos