Nildo Lima
A chegada de Hélio dos Anjos deve representar um “replanejamento” para a diretoria do Paysandu, que vinha apostando na contratação de jogadores indicados pelo, agora, ex-treinador da equipe, Marquinhos Santos. Os atletas recomendados pelo ex-comandante bicolor, que tiveram o aval do executivo do clube, Ari Barros, até aqui não conseguiram cair no gosto da Fiel. É o caso, por exemplo, de Nenê Bonilha, que não tem passado de um simples turista em Belém. Assim sendo, Dos Anjos, tudo indica, deve indicar novas aquisições para a direção do clube, o que implicará em novas dispensas no futuro.
Aliás, o retorno de Dos Anjos à Curuzu, por si só, já significa alteração no elenco do clube, visto que além do treinador, também está chegando o auxiliar do novo comandante, Marcelo Rocha. Este último para ocupar o lugar de Edison Borges, dispensado junto com Santos. Nos últimos dias, a direção bicolor anunciou o afastamento de vários jogadores do elenco. Os últimos deles, os atacantes Vicente e Luis Phelipe. No total, desde o início do ano até aqui, o Papão já liberou 21 atletas, contratando outros para recompor o elenco do clube.
Com bastante rodagem no futebol brasileiro, dirigindo várias equipes, algumas da elite nacional, casos do Goiás-GO e Vasco-RJ, Dos Anjos, após avaliar o plantel do clube, deverá se pronunciar pela aquisição ou não de novos jogadores, atletas de sua confiança, como se diz. A tendência, porém, é que o treinador faça como todos os demais profissionais do ramo, ou seja, aponte este ou aquele atleta à direção do Papão. Assim foi com Marquinhos Santos, que sucedeu a Márcio Fernandes, que também pediu a contratação de alguns novos jogadores.
PROBLEMAS IMEDIATOS PARA RESOLVER
O técnico Hélio dos Anjos desembarca em Belém, hoje, e já vai encontrar logo de cara alguns graves problemas para resolver para o jogo de sua estreia no comando do Papão, sábado, às 19h, diante do Brusque-SC, na Curuzu. Afora a própria condição do time na classificação da Série C do Brasileiro – 16º colocado, com 12 pontos -, o treinador não contará com o miolo de zaga titular da equipe na partida, visto que Paulão e Wanderson receberam o 3º cartão amarelo e cumprirão suspensão. E não é só isso. A situação do goleiro Gabriel Bernard também inspira uma atenção especial por parte do treinador.
O jovem arqueiro bicolor, de 22 anos, esteve em uma noite infeliz na última terça-feira, sendo responsável direto por dois dos gols do Botafogo, na vitória por 3 a 2 sobre o Papão. Antes mesmo da delegação bicolor retornar do Nordeste, o que aconteceu ontem à noite, as redes sociais foram “alagadas” por críticas dos torcedores do clube ao goleiro. Na Paraíba mesmo, o atleta precisou contar com o apoio de seus companheiros e até do arqueiro do adversário, Mota, após a partida. A dúvida que paira no ar é se Dos Anjos seguirá prestigiando Bernard ou dará vez a Thiago Coelho ou Alan no confronto do próximo final de semana. Curiosamente, o novo comandante do Papão encontra esse nó para desatar contando com a experiência de ter atuado, quando jogador, na posição.