Bola

Copa Verde: Paysandu tenta definir time para a decisão regional

Tylon Maués

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou ontem a tabela detalhada da primeira fase da Série C do Brasileiro até a rodada de número 13, justamente a que reserva o encontro entre Paysandu, o mandante do jogo, e o Clube do Remo. Se ambos mantiverem o desempenho atual, pode ser o último Re-Pa de 2023. Com seis pontos, o Papão vem flertando com a zona do rebaixamento. Sem nenhum ponto marcado, o Leão Azul ocupa a lanterna desde que o campeonato começou. O clássico será no dia 16 de julho, às 16h, na Curuzu. Entretanto, o duelo deverá ser transferido para o estádio do Mangueirão.

Na temporada passada, o Re-Pa foi disputado no estádio Evandro Almeida, o Baenão, uma vez que o principal estádio estadual estava fechado para reformas. Cabe ao Papão solicitar à confederação a alteração no lugar da partida. Com o Mangueirão, os 50 mil lugares do estádio serão divididos entre torcedores dos dois lados e a renda também será dividida.

Antes disso, o time bicolor tem muita caminhada pela frente no Campeonato Brasileiro e, amanhã, tem o último compromisso antes de se focar na competição nacional. O Papão encara o Goiás-GO no jogo de volta da decisão da Copa Verde, às 20h, no estádio da Serrinha. Além do desgaste natural dos jogadores, o técnico Marquinhos Santos vai precisar arranjar soluções para superar os desfalques por lesão e, principalmente, pelos que não foram inscritos na competição.

Ainda em Volta Redonda (RJ), após a derrota de domingo à noite, ele deixou claro que conta basicamente com um time e com os garotos da base para a suplência. A contrapartida é o retorno do centroavante Mário Sérgio. O artilheiro bicolor na temporada com 15 gols ficou de fora da partida pela Terceirona por estar cumprindo suspensão automática. “É uma outra equipe. Nós temos a dificuldade de não ter laterais que vinham jogando. Nós vamos ter que buscar jogadores das categorias de base que têm treinado e vamos dar oportunidade. Vamos ter que improvisar de um lado do campo ou do outro, já que não temos laterais. Será um banco montado por jogadores do sub-20 que estão inscritos na competição”.

Mesmo com o pensamento na Série C, Santos deixou claro que é preciso ter responsabilidade e comprometimento em todos os jogos. “Vamos ter inteligência e saber da estratégia, porque o principal que buscamos é acesso. Vamos buscar a classificação daquilo que temos como objetivo na Série C, mas, claro, ter a responsabilidade, pois vestimos uma camisa grande, de peso, com uma torcida enorme que não pode sofrer essas situações”, disse. “Não podemos ter um comportamento diferente dentro e fora de casa. Nós temos que achar esse equilíbrio para termos um caminho, um rumo, não só dentro de casa, mas fora”, completou o treinador.