COM APOIO DE REMO E PAYSANDU

Com apoio de 25 federações, Samir Xaud será o novo presidente da CBF

Samir Xaud confirmou que assumirá a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no dia 26 de maio.

Samir Xaud confirmou que assumirá a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no dia 26 de maio.
Samir Xaud confirmou que assumirá a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no dia 26 de maio.

Em entrevista exclusiva ao programa “Domingol com Benja”, da CNN Brasil, neste domingo (18), Samir Xaud confirmou que assumirá a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, Xaud declarou que tomará posse no cargo a partir de 26 de maio, substituindo Ednaldo Rodrigues.

“A partir do dia 26 de maio, serei o presidente da CBF. As pessoas não me conhecem, mas já trabalho com futebol há muito tempo. Vim para somar e tentar mudar a CBF com uma gestão transparente”, afirmou Xaud durante a entrevista.

A candidatura de Samir Xaud é a única registrada para a eleição, que acontecerá no próximo dia 25. O dirigente já conta com o apoio de 25 federações estaduais e de 10 clubes, superando os requisitos mínimos estabelecidos pelo estatuto da entidade (apoio de 8 federações e 5 clubes).

A chapa liderada por Xaud foi batizada de “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, e inclui nomes de peso na estrutura do futebol nacional como vice-presidentes. A eleição será praticamente protocolar, já que a maioria necessária foi alcançada antes mesmo do prazo final para registro de candidaturas, que se encerra em 20 de maio.

Entre os clubes apoiadores estão Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Vasco, Remo, Paysandu e CRB, além das federações de estados como Bahia, Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Amazonas. Apenas as federações de São Paulo e Mato Grosso declararam apoio a Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, que acabou tendo sua candidatura inviabilizada.

Vice-presidentes da chapa de Samir Xaud

  • Michelle Ramalho (Federação Paraibana de Futebol)
  • Flavio Zveiter (advogado e ex-STJD)
  • Ricardo Gluck Paul (Federação Paraense de Futebol)
  • Gustavo Dias Henrique (CBF)
  • José Ivanildo da Silva (Federação do RN)
  • Ednailson Rozenha (Federação do AM)
  • Rubens Angelotti (Federação de SC)
  • Fernando Sarney (atual interventor da CBF)

Apesar do apoio expressivo, a eleição ocorre em meio a críticas. No sábado (17), um manifesto assinado por 32 clubes das Séries A e B criticou a condução da CBF e pediu mudanças profundas na estrutura da entidade. Além disso, Ronaldo Nazário, ex-jogador e atual dirigente, chegou a declarar que “é tudo farinha do mesmo saco”, referindo-se à disputa pelo comando da confederação.

A nova gestão promete modernizar a entidade, ampliando a transparência e aproximando a CBF das demandas dos clubes, federações e torcedores.