Nildo Lima
Em uma atmosfera de decisão e com prenúncio de “casa cheia”, o Paysandu enfrenta o Amazonas-AM, hoje, às 17h30, no Mangueirão, pela 5ª rodada, a penúltima da 2ª fase da Série C do Brasileiro. A equipe bicolor terá de fazer o seu “dever de casa”, que passa por um empate ou vitória para assegurar o sonhado retorno à Série B, que o clube não disputa desde 2019. O visitante, por sua vez, precisa do resultado para seguir em pé na briga pelo acesso.
Líder do Grupo C da fase de quadrangular, com dez pontos, caso vença ou empate, o Paysandu passará a somar 13 e onze pontos, respectivamente, não podendo ser alcançado pelos concorrentes.
Assim sendo, o Papão, além do acesso, estará na final do campeonato, contra o Brusque-SC, que assegurou sua ida à decisão com duas rodadas de antecedência. Para o time manauara, a vitória é questão de sobrevivência na competição. Na 2ª posição na classificação, com seis pontos, o Amazonas, pode chegar a 12 nas duas últimas rodadas da fase e até desbancar o time paraense da decisão, desde que o Papão volte a perder na rodada final para o Volta Redonda.
A expectativa gira em torno de um público superior ao registrado na partida do Papão, contra o Botafogo-PB, quando o Colosso do Bengui recebeu um público total de 49.777 pessoas, sendo 43.794 pagantes, superando todos os públicos presentes no estádio desde sua reinauguração, no início de 2023.
A Fiel, mais uma vez, deverá se transformar no 12º jogador do time bicolor, pressionando a equipe visitante. O representante paraense é, hoje, o líder de público na Série C, com um total de 117.345 e média de 11.735, em dez jogos, que será superada com o jogo com o Amazonas, levando o Papão a suplantar equipes das Séries A e B, no quesito.
O Paysandu entra em campo com retrospecto superior ao do adversário no curto histórico em partidas das equipes. Até aqui foram apenas dois jogos, com vitórias do time local: 2 a 1, pela 1ª fase, e 1 a 0, já na etapa de quadrangular da Série C.
De acordo com o site Chance de Gol, o Papão reúne 36.8% de possibilidade de somar mais três pontos no campeonato, contra 33.1% do visitante. O empate tem 30.1% de chance de ocorrer. Embora os números conspirem favoráveis ao time bicolor, tanto o técnico Hélio dos Anjos como seus comandados esperam um dos jogos mais complicados para o time por se tratar de uma espécie de decisão.
Ficha Técnica
Paysandu x Amazonas-AM
Paysandu: Matheus Nogueira; Edílson, Wanderson, Wellington Carvalho, Kevyn; João Vieira, Alencar e Robinho; Vinícius Leite, Nicolas Careca e Mário Sérgio. Técnico: Guilherme dos Anjos (interino)
Amazonas: Edson Mardden; Patrick, Jackson, Thiago Spice, Renan Castro; Phillipe Guimarães, Ítalo, Rafael Tavares e Diego Torres; Douglas Santos e Sassá. Técnico: Luizinho Vieira
Local: Mangueirão
Horário: 17h30
Caráter: Série C do Brasileiro (2ª fase/5ª rodada)
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
Quarto árbitro: Michelangelo Martins de Almeida Junior (PE)
Quinto árbitro: Thania Lopes da Silva