Bola

Cerimônia de premiação: Troféu Camisa 13 celebra o esporte paraense

A 32ª edição da premiação mais democrática e expressiva da região Norte teve o seu grande dia de celebração na tarde desta terça-feira (16), em evento realizado em um restaurante no centro da capital paraense. O Troféu Camisa 13 contou com cerimônia especial ao entregar os prêmios aos destaques do Campeonato Paraense e do esporte amador em 2024, em ritual tradicional neste período há mais de trinta anos.

Os vencedores foram conhecidos na última segunda-feira (15), com a soberania do Paysandu na onzena titular escolhida pelo torcedor. Na ocasião, a escalação ficou da seguinte forma: Matheus Nogueira (PSC); Edilson (PSC), Dedé, (Tuna), Lucas Maia (PSC) e Alan Maia (Águia); João Vieira (PSC), Jaderson (Remo), Germano (Tuna) e Robinho (PSC); Jean Dias (PSC) e Nicolas (PSC). Hélio dos Anjos do Paysandu foi o melhor treinador, assim como Thomas Lucena escolhido o melhor preparador físico. Artilheiro, Nicolas foi eleito também como craque da competição e autor do gol placa 13. Henrique, do Clube do Remo, foi escolhido como revelação do campeonato e Olivaldo Moraes como o melhor árbitro do Parazão.

O Paysandu ainda ganhou o prêmio de melhor torcida, enquanto o Clube do Remo venceu o de camisa mais bonita. O Águia de Marabá ficou com o título de campeão do interior.

‘Brocador’ de tudo no evento, o atacante Nicolas celebrou: “É muito importante ser reconhecido com prêmios, ainda mais quando ele é com o voto do torcedor. Mas quero dividir também com todos os meus companheiros, com a minha comissão e com o presidente, que também são merecedores disso. É um prêmio muito importante aqui no Pará e espero que possa continuar fazendo bons jogos com a camisa do Paysandu”, destacou.

João Vieira, eleito como um dos melhores volantes, também comemorou. “É muito gratificante o seu trabalho ser reconhecido. Fico feliz. O Paraense é uma competição difícil, com muitos talentos, e poder estar aqui representando o clube é muito feliz de celebrar”, disse.

O evento registrou nesta edição a marca de 633 troféus entregues ao ultrapassar 650 mil votos registrados neste ano, nas urnas itinerantes e através do voto on-line, em um período de 86 dias. O coordenador geral do Troféu Camisa 13, Zaire Filho, ponderou: “É uma premiação que já faz parte do calendário do esporte do nosso estado e que se estende aos gramados. Neste ano foram realizados os debates com temas fundamentais, como a psicologia no esporte e a reconstrução na arbitragem. Tudo isso para esse fim em que o torcedor também é protagonista, onde escolhe a onzena. É um ano em que certamente vai ficar para a historia”, aponta.

AMADOR

No esporte amador, cada federação esportiva foi responsável pela indicação do grande destaque da temporada. Os agraciados ficaram na seguinte ordem: no atletismo, Elias Conceição Vieira; basquetebol, Gabriel Silva Martins; boxe, Michael Douglas; ciclismo, Josieth da Silva Costa; desportos aquáticos, Adria Viana; futsal, Iago Henrique Ramos; ginástica, Bruno da Silva; handebol, Joyce Santos; judô, Julio Gabriel; karatê dô tradicional, Manuela Vianna; karatê dô, Andrew Duarte; remo, Mauricio de Souza; e voleibol, Daniel da Conceição.

CRAQUE FEMININO E PERSONALIDADE ESPORTIVA

Claudiane do Socorro Campos Souza, a Lora Soure, do Clube do Remo, foi escolhida como a jogadora craque do futebol feminino, enquanto José Odir Macedo Santos, o Zezé do Boxe, de 72 anos, foi eleito como personalidade esportiva do ano de 2024.