Entre as tantas lamentações feitas pelo técnico Márcio Fernandes após a derrota do Paysandu por 1 a 0 diante do Novorizontino-SP, na última terça-feira (23), uma das principais foi a anulação do gol marcado por Maurício Garcez, no segundo tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0. O lance foi anulado após revisão do VAR, que teve como árbitro de vídeo Héber Roberto Lopes. Na coletiva, Fernandes criticou o impacto direto das decisões da arbitragem nos resultados do time.
“Então, quer dizer, você imagina se nós tivéssemos conseguido (o gol). Antigamente a gente não tinha o VAR — é claro que isso é para o bem do futebol — mas talvez, se não tivesse o VAR, estaríamos com seis pontos”, disse o treinador, citando também um pênalti anulado contra o Goiás, em outra partida recente.
Nesta quarta-feira (24), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio oficial do VAR (clique aqui), detalhando a conversa entre os árbitros no momento do gol anulado do Paysandu. No diálogo, os árbitros de vídeo e o de campo analisam cuidadosamente o posicionamento de Maurício Garcez antes de concluírem que houve impedimento no lance. A revisão levou alguns minutos e, após conferência com as imagens traçadas pela linha de impedimento, o árbitro de campo confirmou a decisão de anular o gol.
“Deu um pênalti, aí não foi pênalti. Deu um gol e depois não foi gol. É um momento muito delicado”, lamentou Fernandes, ainda durante a entrevista, mesmo afirmando que é favorável ao uso da tecnologia. “Eu não estou aqui falando que não tinha que ter o VAR, pelo amor de Deus, mas são situações que poderiam ser diferentes e não foram.”
O treinador também elogiou o desempenho do time, especialmente no segundo tempo contra o Novorizontino e na partida anterior, contra o Goiás. “Merecemos ganhar o jogo. Tanto é que o Enderson (Moreira, técnico do Novorizontino) falou: ‘não sei nem como a gente ganhou o jogo, mas conseguimos’. O Mancini (Vágner, técnico do Goiás), falou a mesma coisa.”
O Paysandu, lanterna da Série B com 22 pontos, agora se prepara para enfrentar o Criciúma no próximo domingo (29), às 16h, no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. A delegação viaja nesta quinta-feira, após o último treino da equipe em Belém.