Bola

CBF detona Tite sobre reclamação do calendário do Brasileirão: “Agresssivo”

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Um dia após o técnico Tite, do Flamengo, criticar o calendário do futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol emitiu uma dura resposta ao ex-treinador da seleção, que falhou com o time em duas Copas do Mundo.

“Como já é público e notório, o calendário do futebol brasileiro é de alta complexidade. Os 365 dias do ano são divididos em férias, pré-temporada, datas FIFA e competições CONMEBOL, cuja observância é obrigatória pela CBF, competições nacionais e estaduais, dentre outras.  Não obstante a dificuldade de acomodar as datas das partidas dos diversos campeonatos disputados pelos clubes brasileiros, a CBF sempre se preocupou com a preservação da integridade física dos atletas participantes de suas competições, razão por que, conforme consta do art. 27 do Regulamento Geral das Competições da CBF/2024, estabeleceu o intervalo mínimo de 66 (sessenta e seis) horas entre o horário de término de uma partida e o horário de início previsto da partida seguinte, sem abdicar da manutenção do equilíbrio técnico das Competições, impedindo, por exemplo, que qualquer Equipe jogue 3 partidas seguidas como mandante ou visitante”, informa a entidade.

“Diversamente do que insinuou o técnico Tite, do Flamengo, a CBF e sua Diretoria de Competições, do Diretor Julio Avellar, são sim extremamente rigorosos e responsáveis na construção da tabela e programação das partidas, sempre buscando resguardar os atletas ao máximo e garantir a isonomia e equilíbrio esportivo”, continuou.

A entidade classificou a declaração de Tite como ‘agressiva’. “Nesse contexto, é de se lamentar a manifestação despropositada, agressiva e ofensiva do técnico Tite em relação à CBF e ao seu Diretor Julio Avellar.  A declaração do técnico Tite é, ainda, contraditória, pois, em fevereiro de 2024, o  técnico, quando questionado sobre a convocação de jogadores do Flamengo para a Copa América, afirmou o seguinte: Me permitam a inconfidência. Quando o Juan falou que estava saindo, ele falou: “Vou estar com alguns de vocês”. Eu falei: “Leva todo mundo”. E falei de coração, isso é reconhecimento profissional. E o Flamengo nos dá condições de ter peças de reposição, é garoto que está surgindo, contratações. É a lei do jogo“”.