A elite do Parazão de 2024 será definida nesta tarde, às 16h, na disputa da última vaga em aberto oriunda do Campeonato Paraense B1 deste ano, em duelo totalmente franco e sem vantagem para o decorrer dos 90 minutos deste sábado (28), entre Canaã e Parauapebas, no Estádio Municipal Benezão. Como o duelo de ida na semana passada, no Rosenão, encerrou no empate sem gols, quem conquistar a vitória no tempo normal será consagrado com a ida para o Paraense da próxima temporada assim como para a grande decisão da competição de acesso, em finalíssima diante do Santa Rosa, já garantido.
As duas equipes possuem estilos de jogo parelhos, com muito estudo e iniciativas geralmente pela beirada. Não à toa, apesar das chances criadas na partida de ida da semifinal, o bloqueio mútuo defensivo foi o que ganhou destaque.
Com inúmeros pontos relevantes para o desenvolvimento do jogo, entre acesso e disputa de título, outro também chama atenção para o desenrolar dos 90 minutos finais no gramado do Ninho do Falcão: o enfrentamento direto entre as agremiações. O compromisso deste final de semana será o terceiro entre o Trem de Ferro e o Falcão pela B1 2023. Além da igualdade no sábado passado sem gols, as duas agremiações já haviam se enfrentado pela fase de grupos, no final de agosto, pela quinta e última rodada da etapa classificatória. Na ocasião, o Parauapebas venceu por 2 a 1 e garantiu a liderança da Chave D.
Por isso, ciente de que qualquer vacilo pode ser fatal e doido para devolver o revés com um gosto bem mais amargo, o Canaã garante preparação para fazer o jogo da vida. O treinador Emerson Almeida, destaca: “Foi um resultado bom pelas circunstâncias do jogo (ida), mas poderia ter sido melhor. Mas do outro lado encontramos uma boa equipe. Tem mais 90 minutos para trabalhar, corrigir os atletas e se Deus quiser conseguir esse acesso em casa. A gente tem essa oportunidade de decidir em casa. Que o torcedor compareça, nos apoie e nos ajude a conquistar esse tão sonhado acesso”.