VERMELHOU

Camisa vermelha da Seleção: tradição ou inovação? Entenda a polêmica

A possibilidade de a Seleção Brasileira utilizar uma camisa vermelha na Copa do Mundo de 2026 movimentou as redes sociais.

A possibilidade de a Seleção Brasileira utilizar uma camisa vermelha na Copa do Mundo de 2026 movimentou as redes sociais
A possibilidade de a Seleção Brasileira utilizar uma camisa vermelha na Copa do Mundo de 2026 movimentou as redes sociais. Foto: Redes sociais

A possibilidade de a Seleção Brasileira utilizar uma camisa vermelha na Copa do Mundo de 2026 movimentou as redes sociais nesta segunda-feira (28). A informação foi publicada pelo site especializado Footy Headlines, conhecido por antecipar uniformes de seleções e clubes ao redor do mundo.

Se confirmada, essa será a terceira vez na história que o Brasil usará o vermelho em uma partida oficial.

Histórico do Brasil com a camisa vermelha

A primeira aparição do uniforme vermelho ocorreu em 1917, durante o Campeonato Sul-Americano. Na época, a camisa titular do Brasil era branca, mas como enfrentaria seleções que também utilizavam branco — como Argentina e Chile —, a equipe improvisou e optou pelo vermelho.

A segunda ocasião foi em 1936, novamente em um Sul-Americano, desta vez na Argentina. Como tanto Brasil quanto Peru usavam o branco como cor principal, a Seleção precisou vestir blusas vermelhas emprestadas pelo Club Atlético Independiente, tradicional equipe argentina.

Pode mesmo usar vermelho?

De acordo com o Estatuto da CBF (2017), no capítulo III, artigo 13, inciso III, a Seleção só pode utilizar uniformes que contenham as cores da bandeira da entidade: verde, amarelo, azul e branco. No entanto, o mesmo regulamento permite exceções para eventos comemorativos, desde que aprovadas pela diretoria da Confederação.

Um exemplo recente foi a camisa preta especial usada em 2023, em homenagem a Vinícius Júnior, durante o amistoso contra Guiné, em apoio à luta contra o racismo.

Com informações da CNN Brasil