Bola

Cametá e São Francisco estão de volta ao Parazão

Nildo Lima

Cametá e São Francisco voltarão a disputar o Parazão em 2023. As equipes garantiram presença na elite do futebol local e, de quebra, carimbaram vaga à decisão da Série B do Campeonato Paraense, neste domingo, ao baterem o Santa Rosa e o Capitão Poço, respectivamente, em jogos de volta das semifinais da competição. A vitória do Mapará Atômico aconteceu nas cobranças dos tiros livres da marca do pênalti pelo placar de 4 a 2, enquanto o Leão Santareno derrotou o adversário no tempo normal por 2 a 0.

O Cametá havia perdido o jogo de ida por 2 a 1 e precisava reverter a situação na segunda partida por diferença de dois gols para seguir em frente no campeonato. Mas, com a bola rolando, o Mapará repetiu o marcador do jogo de ida a seu favor. Menos mal, com a decisão indo para os tiros livres da marca do pênalti. Nas cobranças deu Cametá: 4 a 2. E a festa ficou por conta da torcida, que voltará a ter seu representante no Parazão do próximo ano. Na primeira fase, o Cametá foi líder invicto do grupo C com 13 pontos em 5 jogos. Foram 4 vitórias e 1 empate.

Na fase de oitavas de final, o Mapará obteve duas vitórias contra o Sport Real por 1 a 0. Em seguida, nas quartas de final, a primeira derrota: 1 a 0 para o União Paraense, mas que não mexeu com o time. No Parque do Bacurau, o Mapará goleou por 4 a 0 e garantiu vaga nas semifinais. E ontem, a campanha da equipe acabou sendo coroada pela classificação e a possibilidade de levantar o “caneco” de campeã da Série B do Estadual.

Já o São Francisco obteve seu retorno à elite do futebol local de maneira mais tranquila. No jogo de ida bateu o Capitão Poço por 1 a 0 e podia até empatar o jogo de volta que garantiria sua classificação no campeonato. Mas o time do técnico Samuel Cândido fez muito mais, batendo o adversário, no jogo de volta, por 2 a 0, construindo o placar agregado de 3 a 0. Na primeira fase da competição, o São Francisco terminou em 3º lugar no Grupo C, com três vitórias e duas derrotas. Nas oitavas de final venceu um e empatou o outro jogo contra o maior rival, o São Raimundo. Nas quartas despachou a Esmac com vitórias por 2 a 1 e 3 a 1.

A final da Série B, portanto, será entre Cametá e São Francisco, em dois jogos. Os dias, locais e horários das partidas ainda não foram definidos pela Federação Paraense de Futebol (FPF). A edição do Parazão 2023 terá quase todos os campeões da história do Estadual. A exceção é o União Paraense, já extinto. Os campeões estaduais são Paysandu, Remo, Tuna Luso, Independente e Cametá.