Nildo Lima
Numa autêntica festa do interior, Cametá e São Francisco de Santarém, decidem, hoje, a partir das 15h, no Parque do Bacurau, na cidade de Cametá, o título da Série B do Campeonato Paraense. Será a segunda partida entre as equipes, com os donos da casa tendo a vantagem do empate por terem vencido o jogo de ida (1 a 0), em Belém. Ao Leão Santareno cabe a missão de vencer por diferença de um gol para levar a decisão para os tiros livres da marca do pênalti ou com vantagem de dois ou mais gols para sagrar-se campeão. O confronto promete uma briga acirrada, com boa presença de público no estádio.
Cametá e São Francisco, que já estão garantidos no Parazão 2023, cumprem campanha parelha no campeonato, com ambos tendo disputado a primeira fase da competição no mesmo grupo. O retrospecto registra um total de 12 partidas para cada um dos finalistas. O Mapará, com a vitória do primeiro embate pela decisão, acabou superando o adversário na tabela de classificação em número de vitórias (9 a 8), derrotas (2 a 3) e saldo de gols (13 a 7). Mas, no tocante ao ataque mais positivo, o Leão Santareno, que precisa, mais do que nunca na competição balançar a rede do oponente, é ligeiramente melhor: 21 a 18.
Tanto o técnico do Mapará, Rodrigo Reis, quanto o do Leão, Samuel Cândido, prometem não mexer nas formações de suas equipes em relação às que começaram o jogo passado. “Não vou alterar nada, nem no esquema tático e nem na escalação do grupo”, anuncia Reis, lembrando que o time esteve bem na partida do último domingo, garantindo a vantagem do empate. “É uma vantagem pequena, sem dúvida, mas é uma vantagem”, lembra. Segundo ele, isso não significa, porém, que o Mapará entrará em campo com o regulamento do campeonato embaixo do braço. “Vamos jogar buscando a vitória”, assegura.
No São Francisco, Cândido se agarra ao fato de a decisão ocorrer em 180 minutos. “Eles colocaram uma das mãos na taça, mas ainda temos chance de reverter a situação, colocando as duas mãos no troféu”, argumenta o técnico. O resultado da decisão também servirá para definir quem enfrenta quem na primeira fase do Parazão do ano que vem. Quem se sagrar campeão da competição terá como adversário, na primeira rodada do Estadual, o Tapajós, de Santarém. Já o vice-campeão enfrentará o Caeté, de Bragança. As partidas ainda não tiveram suas datas confirmadas pela Federação Paraense de Futebol, mas devem acontecer no dia 22 de janeiro.