Bola

"Briga de vizinhos" decide uma vaga na elite do Parazão

Nildo Lima

Parauapebas e Canaã iniciam, hoje, a partir das 16h, no estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão, na cidade de Parauapebas, uma briga de vizinhos em busca de uma vaga no Parazão 2024. O jogo de volta entre as equipes da região sudeste do Estado, está programada para o próximo sábado, no mesmo horário, no estádio Benezão, em Canaã dos Carajás. O classificado do duelo terá como adversário, na final da B1 do Campeonato Paraense, a 2ª Divisão local, o classificado do confronto entre Santa Rosa e Santos, cujo jogo de volta acontece amanhã, no CT do Castanhal.

A partida no Rosenão promete uma grande disputa envolvendo não só as equipes em campo, mas também entre as torcidas dos clubes nas arquibancadas, visto que reina uma forte rivalidade entre os dois municípios. Para o Parauapebas não será nenhuma novidade disputar a chamada elite do futebol paraense. O time do município homônimo já esteve em sete edições do Parazão. A primeira delas em 2011 e a última em 2018, quando encerrou sua participação na 9ª colocação, sendo rebaixado à segunda divisão local juntamente com o Cametá.

Para o Canaã, que surgiu, no bairro do Guamá, em Belém, com o nome de Sport Real, passando depois a adotar o atual nome, chegar à 1ª Divisão do futebol paraense será a realização de um sonho que o clube busca há três anos. A primeira tentativa foi feita em 2020, quando terminou a Segundinha na 4ª colocação. Em 2021 e 2022, o time acabou ficando na 7ª e 16ª colocações do campeonato, respectivamente. Para chegar à penúltima fase da B1, o Canaã eliminou o Pinheirense, nas quartas de final com duas vitórias – 2 a 0, em casa, e 2 a 1, em Icoaraci.

O Parauapebas, por sua vez, eliminou, na fase anterior, o São Raimundo, vencendo o confronto de ida, em Santarém, por 2 a 0, e empatando o jogo de volta, em casa, por 1 a 1. A equipe que garantir vaga na fase final estará classificada para o Parazão do ano que vem juntamente com o finalista que sairá do confronto entre Santa Rosa e Santos. No jogo de ida deu Santa Rosa pelo placar de 1 a 0.