COMPETIÇÃO

Brasil dispara na liderança dos Jogos Pan-Americanos Júnior

Nesta quarta-feira (13), o Brasil terminou o dia líder no quadro de medalhas.  Com 91 no total, sendo 44 de ouro, 21 de prata e 26 de bronze

As medalhistas de ouro brasileiras Jennifer de Almeida e Lara Pizarro. Foto: Felipe Zanca / Panam Sports Via Xpress Media. - Foto: Panam Sports
As medalhistas de ouro brasileiras Jennifer de Almeida e Lara Pizarro. Foto: Felipe Zanca / Panam Sports Via Xpress Media. - Foto: Panam Sports

Desde sábado (9), ocorrem os Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção 2025, que reunem cerca de 4 mil atletas, de 41 países, distribuídos em 42 modalidades, individuais e coletivas. Do total de brasileiros, 284 têm o programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte como parte da sua trajetória esportiva. O valor investido pelo Governo Federal ultrapassa a casa dos R$16 milhões. 

Nesta quarta-feira (13), o Brasil terminou o dia com a liderança no quadro de medalhas.  Com 91 no total, sendo 44 de ouro, 21 de prata e 26 de bronze. Em segundo, está os EUA, com 55 medalhas, sendo 14 de ouro, 21 de prata e 20 de bronze.

A competição vai até 23 de agosto, marca o início do novo ciclo olímpico rumo a Los Angeles 2028 e reúne atletas das Américas com até 23 anos. Também representa uma oportunidade para que jovens vivenciem uma experiência multiesportiva, com a estrutura oferecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Os atletas brasileiros disputarão 39 das 42 modalidades da competição.

O objetivo é manter a hegemonia brasileira no continente. Na edição anterior, realizada na Colômbia, o Brasil foi campeão do quadro de medalhas, com 59 ouros, 49 pratas e 56 bronzes, totalizando 164 medalhas.

A competição é considerada estratégica por diversos motivos, entre eles, a classificação para os Jogos Pan-Americanos Lima 2027. Em Cali, 77 vagas foram conquistadas para o Pan de Santiago, em 2023. Agora, a expectativa é que, mais uma vez, dezenas de jovens brasileiros garantam suas vagas para o Peru.

Apesar de voltado para atletas em formação, o evento também contará com competidores que já participaram dos Jogos Olímpicos. Em Cali, por exemplo, 12 atletas da delegação brasileira haviam disputado Tóquio 2020, realizada em 2021, em razão da pandemia da covid-19.

Onde assistir:

O COB preparou uma cobertura com mais de oito horas diárias de transmissão ao vivo pelo canal do Time Brasil no YouTube e TikTok. A programação inclui boletins, entrevistas, bastidores e mosaicos com múltiplas telas simultâneas, mostrando também um pouco da rotina dos atletas. As transmissões já começaram com as primeiras provas de remo, às 8h (horário de Brasília). A abertura oficial será neste sábado, com cerimônia às 19h, no Estádio Defensores del Chaco.