SEM DERROTA

Brasil defende tabu de três décadas contra o Uruguai

A Seleção Brasileira enfrenta o Uruguai pelas Eliminatórias. Saiba mais sobre o histórico dos confrontos entre as equipes.

Jogadores treinam nesta segunda na Fonte Nova Creéditos: Rafael Ribeiro/CBF
Jogadores treinam nesta segunda na Fonte Nova Creéditos: Rafael Ribeiro/CBF

A Seleção Brasileira enfrenta nesta terça-feira (19) os uruguaios pela 12ª rodada das Eliminatórias, às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador, com o objetivo de manter a escrita das últimas três décadas. No retrospecto geral de embates no Brasil, são 34 jogos, com 23 vitórias da Amarelinha, sete empates e quatro derrotas. Já o histórico total de jogos entre Seleção e Uruguai reúne 80 confrontos, com 38 vitórias brasileiras, 21 uruguaias e 21 empates.

Em casa, a Seleção Brasileira não é derrotada pelo Uruguai há 32 anos. O último revés sofrido para a Celeste em solo brasileiro aconteceu em 26 de novembro de 1992, por 2 a 1, em amistoso disputado no Estádio Amigão, em Campina Grande (PB). Edmundo descontou para o Brasil, à época treinado por Carlos Alberto Parreira.

Apesar do retrospecto positivo, o técnico Dorival Júnior acredita que o confronto em Salvador não será fácil. “Vai ser um jogo bem difícil, bem complicado, pro Uruguai também. Vamos tentar criar o máximo possível e tentar neutralizar nosso adversário. A torcida pode esperar a mesma entrega de sempre da Seleção Brasileira”, disse o treinador.

Nestes 32 anos

Desde o último revés, foram oito encontros entre as equipes nacionais. Destes, o principal resultado foi conquistado justamente no duelo mais recente. Na Arena da Amazônia, em Manaus, a partida terminou com vitória da Amarelinha por 4 a 1, pelas Eliminatórias para a Copa de 2022. Raphinha (duas vezes), Neymar e Gabriel Barbosa balançaram as redes na grande atuação do Brasil.

Logo após a derrota em Campina Grande, a Seleção somou duas vitórias consecutivas, ambas por 2 a 0. A primeira se deu no Maracanã, em 19 de setembro de 1993. Na ocasião, os brasileiros precisavam do triunfo para se classificar à Copa do Mundo de 1994. Graças a um show de Romário, autor de dois gols, o Brasil venceu o Uruguai. Em seguida, no dia 11 de outubro de 1995, na Fonte Nova, Ronaldo fez os dois tentos no amistoso.