A Seleção Brasileira feminina goleou nesta terça-feira (29) e garantiu dois grandes prêmios: uma vaga na final da Copa América, que será disputada neste sábado (2), e a classificação antecipada para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.
A decisão será contra a Colômbia, às 18h (horário de Brasília), no estádio Casa Blanca, em Quito — o mesmo onde o Brasil venceu a semifinal com autoridade. Com isso, a Seleção mantém uma impressionante regularidade: chegou à final em todas as dez edições da Copa América que disputou.
A classificação veio com uma atuação de gala. O time comandado por Arthur Elias impôs um futebol ofensivo, coletivo e envolvente. Amanda Gutierres foi o grande nome da noite, com dois gols, além de uma assistência. Marta também brilhou: fez seu primeiro gol nesta edição e foi a líder técnica da equipe.
O Uruguai até tentou surpreender no início, aproveitando uma estratégia de contra-ataques rápidos. Logo aos três minutos, Carballo finalizou duas vezes e parou em grandes defesas da goleira Claudia. A resposta brasileira veio com precisão: Marta cruzou na medida para Amanda Gutierres, que marcou de cabeça no ângulo. Em seguida, a atacante cruzou para a área, Fátima finalizou e Gio aproveitou o rebote para ampliar.
Ainda no primeiro tempo, Belén Aquino acertou o travessão da Seleção, mas logo depois Isa Haas foi derrubada na área, e Marta cobrou o pênalti com categoria — usando sua famosa paradinha — para fazer o terceiro do Brasil.
No segundo tempo, o Uruguai esboçou reação. Em cobrança de escanteio, um desvio fez a bola bater em Isa Haas e entrar contra o próprio gol. Claudia ainda salvou em cobrança de falta de Lacoste. Mas a esperança das adversárias durou pouco. Amanda Gutierres marcou um golaço de falta, e a tabelinha entre Duda Sampaio e Dudinha fechou o placar com mais um belo gol.