O goleiro John está de saída do Botafogo. O clube carioca acertou a venda do jogador ao Nottingham Forest, da Inglaterra, por 8 milhões de euros (aproximadamente R$ 50,8 milhões na cotação atual). O clube inglês adquiriu 80% dos direitos econômicos, enquanto o Glorioso optou por manter 20%, visando lucrar com uma futura venda.
A informação foi inicialmente divulgada pelo jornalista Venê Casagrande, nesta sexta-feira (29), e confirmada também pelo especialista em mercado de transferências Fabrizio Romano.
A negociação foi concluída por um valor inferior ao que havia sido acertado com o West Ham, também da Premier League, no início do mês. Na ocasião, John estava prestes a ser vendido por € 10 milhões, mas o negócio acabou melando de última hora.
Agora no Nottingham Forest, John reencontrará os também ex-Botafogo Jair e Igor Jesus. Além disso, a transferência reacende especulações sobre a aproximação entre os donos dos dois clubes: John Textor, da SAF do Botafogo, e Evangelos Marinakis, proprietário do Nottingham Forest. Marinakis tem sido apontado como possível aliado de Textor em sua tentativa de retomar o controle total da SAF alvinegra, atualmente em disputa judicial com a Eagle Football.
Campeão brasileiro e da Libertadores em 2024, John deixa o Botafogo após 89 jogos com a camisa alvinegra e 73 gols sofridos. O contrato com o clube inglês será de quatro temporadas.