Bola

Botafogo vence Inter e garante liderança do Brasileirão por mais uma rodada

O gol da partida foi marcado por Luiz Henrique, aos 37 minutos do primeiro tempo, que deu a vantagem no jogo e a vitória para o time alvinegro.
O gol da partida foi marcado por Luiz Henrique, aos 37 minutos do primeiro tempo, que deu a vantagem no jogo e a vitória para o time alvinegro. Vítor Silva/Botafogo

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Botafogo venceu o Internacional neste sábado (20) por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, em jogo que ficou marcado pela estreia do técnico Roger Machado no comando da equipe gaúcha.

O gol da partida foi marcado por Luiz Henrique, aos 37 minutos do primeiro tempo, que deu a vantagem no jogo e a vitória para o time alvinegro.

Com o resultado, o Botafogo garantiu a liderança por mais uma rodada, chegando assim aos 39 pontos na competição, enquanto o Internacional, por sua vez, se manteve com 19 pontos ganhos, na 13ª posição. O Colorado, entretanto, tem três jogos a menos em relação aos adversários.

Na próxima rodada, o Botafogo pega a ponte aérea para enfrentar o São Paulo, na próxima quarta-feira (24), às 19h30 (horário de Brasília), no Morumbis, enquanto o Internacional terá seu jogo na competição adiado, porque na próxima terça-feira (23), às 21h30, enfrenta o Rosario Central (ARG), pela fase de playoffs da Copa Sul-Americana, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).

Como foi o jogo
Nos primeiros minutos, o time comandado por Artur Jorge já tinha a posse de bola e colocou a equipe de Roger Machado entre as cordas. Mesmo assim, aos poucos, a equipe colorada tentava conseguir espaços para contra-ataques, ainda que sem eficiência em um primeiro momento.
O Colorado tentava através de chutes de longa distância e na bola longa, enquanto o Fogão procurava não deixar o time adversário respirar na primeira etapa, o que acabou por surtir efeito com uma boa criação de chances, e com o gol marcado por Luiz Henrique, que colocou o time na frente do marcador. Mesmo assim, os gaúchos não conseguiam ameaçar com efetividade o gol adversário na etapa inicial.
Na segunda etapa, a partida começou a ficar mais pegada, com mais faltas, e aos poucos, o Inter tentava chegar ao gol adversário. Os planos alvinegros de contra-ataques mudaram após Júnior Santos sentir lesão no tornozelo. A saída fez o Glorioso se arriscar menos em jogadas de velocidade, e aos poucos, o Colorado passou a ter mais posse de bola.
Com a queda de ritmo, o desempenho das duas equipes na etapa complementar acabou por cair, a ponto de acontecerem poucas oportunidades registradas, enquanto o time carioca controlava o jogo, não produzia grandes oportunidades, e mesmo sem ameaçar o goleiro adversário, garantiu sua vitória.
Gols e lances
Igor Jesus tenta primeiro: No primeiro minuto de jogo, o Botafogo chegou com perigo, quando Tchê Tchê lançou Júnior Santos pela esquerda, e o atacante cruzou pro meio da área, e Igor Jesus cabeceou, mas a bola foi pra fora, saindo à esquerda do gol.
Tchê Tchê arrisca: Aos 8 minutos, o volante alvinegro tentou após um erro na saída de bola colorada, em que Rochet e Rômulo erraram na troca de passes na defesa, e a bola sobrou pra Júnior Santos, que tocou pra Tchê Tchê. Ele chutou, e o goleiro pegou no meio do gol.
Savarino promove bombardeio ao gol: Nem um minuto depois, aos 9, o Botafogo tentou de novo com Savarino, que recebeu a bola e tentou um chute de fora da área, que obrigou Rochet a espalmar para o lado.
Bruno Henrique tenta: Aos 14, foi a vez do Inter promover sua primeira chance, quando Alario ganhou um lançamento vindo da defesa do time gaúcho, e serviu Bruno Henrique, que chutou de fora da área, mas a bola foi por cima do gol de John.
Mercado salva com heroísmo: Aos 19, Júnior Santos recebeu em velocidade, ganhou de Mercado na corrida, driblou Rochet, e chutou, mas o próprio Mercado se jogou em direção a bola e conseguiu tirar de peito e impedir o gol.
Rochet salva de novo: Aos 25, após escanteio que foi cobrado na área colorada, com um bate rebate, a bola sobrou para Cuiabano, que chutou colocado no canto esquerdo, mas Rochet voou e espalmou a bola pra escanteio.
Luiz Henrique põe o Fogão na frente (1×0): Aos 37, Igor Jesus começou a jogada no lado esquerdo, e deu um passe de calcanhar para Cuiabano, que recebeu e cruzou à meia-altura pro meio da área colorada, e a bola encontrou Luiz Henrique, que chegou vindo de trás e chutou forte de primeira, sem chances para o goleiro Rochet, que nada pôde fazer.
Luiz Henrique endiabrado: Aos 40, em jogada individual que começou no meio-campo, Luiz Henrique arrancou com a bola, carregou por alguns metros próximo a entrada da área, e chutou colocado, mas a bola foi à direita do gol de Rochet.
Renê tenta voleio: Aos 44, após um escanteio que foi rebatido pela defesa alvinegra, a bola sobrou para o lateral-esquerdo Renê, que arriscou um chute de voleio da entrada da área, mas a bola foi à esquerda do gol.
Hyoran tem sua chance: Somente aos 36 da segunda etapa, o Inter chegou com perigo ao gol alvinegro, quando Renê lançou Hyoran, que ficou na cara do gol de John e tentou por cobertura, mas a bola foi por cima do gol, distante de acertar a meta.
Gustavo Prado arrisca: Aos 49 do segundo tempo, em bola mal rebatida pela defesa alvinegra, Gustavo Prado chutou de fora da área e obrigou John a se esticar para fazer uma grande defesa, o que acabou sendo o último lance do jogo.

FICHA TÉCNICA
Botafogo 1 x 0 Internacional
Competição: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (FIFA/SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Amarelos: Cuiabano, Rômulo, Damián Suárez, Igor Gomes, Savarino,
Vermelhos: –
Gols: Luiz Henrique (BOT), aos 37 minutos do primeiro tempo
Botafogo: John; Damián Suárez, Bastos, Alexander Barboza, Cuiabano (Marçal); Danilo Barbosa (Marlon Freitas), Tchê Tchê (Gregore), Luiz Henrique, Savarino; Júnior Santos (Tiquinho Soares), Igor Jesus (Kauê). Técnico: Artur Jorge
Internacional: Rochet; Igor Gomes, Mercado, Robert Renan, Renê; Rômulo (Gustavo Prado); Bruno Gomes, Bruno Henrique, Wesley (Hyoran); Borré, Alario (Lucca). Técnico: Roger Machado