SEGUE O LÍDER

Botafogo dispara na liderança e deixa Athletico à beira do Z4

Novidade na seleção brasileira, o atacante Igor Jesus decidiu para o Botafogo, que venceu o Athletico-PR em plena Ligga Arena, por 1 a 0, neste sábado (5)

 Clube que mais cedeu jogadores ao Brasil em Copas do Mundo, com 47 no total, o Botafogo voltou a ter um atleta marcando pelo time brasileiro após 26 anos. Foto: Vítor Silva/Botafogo
 Clube que mais cedeu jogadores ao Brasil em Copas do Mundo, com 47 no total, o Botafogo voltou a ter um atleta marcando pelo time brasileiro após 26 anos. Foto: Vítor Silva/Botafogo

Novidade na seleção brasileira, o atacante Igor Jesus decidiu para o Botafogo, que venceu o Athletico-PR em plena Ligga Arena, por 1 a 0, neste sábado (5), e disparou na liderança do Campeonato Brasileiro com 60 pontos. Já os paranaenses, que comemoram seu centenário, ficaram em situação delicada e à beira da zona de rebaixamento com apenas 31 pontos.


Athletico-PR traz boas lembranças a Jesus -Igor Jesus voltou a marcar no lugar onde fez seu primeiro gol como profissional. Revelado pelo Coritiba, ele atuou num Athletiba de 2019, pelo Campeonato Paranaense, e deixou o dele na vitória por 2 a 1 do Coxa, quando tinha apenas 17 anos.


O Botafogo não vencia o Athletico-PR na casa do adversário há 16 anos.
A torcida do Athletico-PR protestou bastante no estádio. Eles entoaram um grito de “fora todo mundo!”.
As equipes descansam agora na Data Fifa e, no retorno, o Athletico visita o Corinthians, no dia 17, na Neo Química Arena (SP), e o Botafogo recebe o Criciúma, no dia 18, no Nilton Santos (RJ).


O JOGO
Precisando vencer para se afastar da zona de rebaixamento, o Athletico-PR iniciou o jogo cedendo muitos espaços ao Botafogo, algo que é fatal diante do líder do Campeonato Brasileiro. O time do técnico Arthur Jorge rapidamente fez a leitura do jogo e passou a explorar os buracos da equipe paranaense. Foi assim que chegou ao 1 a 0 com Igor Jesus, após bela “achada” de Savarino. O placar momentâneo ficou barato diante de um anfitrião inofensivo.


No segundo tempo o jogo ficou mais equilibrado. O Botafogo iniciou tomando as rédeas e poderia ter ampliado com Luiz Henrique, mas ao decorrer do tempo, o Alvinegro foi recuando e o Athletico se encontrando em campo. O time da casa teve algumas boas oportunidades em chutes de fora da área e depois partiu para o abafa com muitas bolas alçadas na área. Os cariocas, porém, souberem se defender bem e garantiram a vitória.

ATHLETICO-PR
Mycael, Madson, Kaíque Rocha, Gamarra (João Cruz) e Esquiavel; Gabriel (Praxedes), Erick e Zapelli (Nikão); Cuello (Julimar), Cannobio, Mastriani (Di Yorio). Técnico: Lucho González.

BOTAFOGO
John, Vitinho, Bastos, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore (Allan), Marlon Freitas (Tchê Tchê) e Almada (Danilo Barboza); Luiz Henrique (Matheus Martins), Savarino e Igor Jesus (Tiquinho Soares). Técnico: Arthur Jorge.

Estádio: Ligga Arena, em Curitiba (PR)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Sousa (SP)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Cartões amarelos: Madson e Kaíque Rocha (ATH); Gregore, Danilo Barboza, Tiquinho Soares (BOT)
Gols: Igor Jesus (BOT), aos 13 minutos do primeiro tempo