JOGÃO NO MARACA

Botafogo busca recorde histórico contra o Fluminense no 'Clássico Vovô'

Para o alvinegro, que tem 53 pontos, o principal é seguir na liderança do campeonato, diante de um adversário que tenta se distanciar da zona de rebaixamento

Os gols do Botafogo foram de Luiz Henrique e Igor Jesus, enquanto Maurício chegou a empatar para o Palmeiras. Tudo no primeiro tempo.
Para o alvinegro, que tem 53 pontos, o principal é seguir na liderança do campeonato, diante de um adversário que tenta se distanciar da zona de rebaixamento Foto: Vitor Silva/Botafogo.

O Clássico Vovô tem sido o terreno de apenas um clube nos últimos tempos. Há seis jogos sem perder para o Fluminense e com cinco vitórias consecutivas – igualando uma sequência que vinha desde a época de Garrincha -, o Botafogo irá ao Maracanã para tentar estabelecer um recorde histórico. A partir das 18h30, os rivais, que também estão no páreo nas quartas de final da Libertadores, viram a chave para um confronto de objetivos distintos no Brasileirão.

Para o alvinegro, que tem 53 pontos, o principal é seguir na liderança do campeonato, diante de um adversário que tenta se distanciar da zona de rebaixamento. Em caso de vitória, além de aumentar a vantagem em relação ao vice-líder Palmeiras (50), que joga neste domingo, o alvinegro chegará à sua maior sequência de triunfos contra o tricolor – entre 1961 e 1962, também foram cinco seguidas.

Assim que John Textor adquiriu a SAF, em março de 2022, observou-se uma “troca de guarda” no confronto. Entre 2019 e aquele ano, o Fluminense havia encaixado uma sequência de oito jogos invictos no confronto – seis vitórias e dois empates. Desde então, porém, o tricolor tem apenas uma vitória em oito jogos, em junho de 2022, no Brasileiro. Naquele jogo, o atacante Luiz Henrique, hoje destaque do alvinegro, ainda jogava pelo clube que o revelou.

Justo no ano passado, quando o Flu conquistou a Libertadores, o Botafogo inaugurou seu atual domínio, que vai ganhando traços históricos. Para tentar seguir a “freguesia”, o clube só terá o desfalque certo de Marlon Freitas, suspenso pelo terceiro cartão amarelo (Tchê Tchê é quem deve iniciar). Já Gregore retorna.

De resto, o treinador Artur Jorge deve escalar o que tem de melhor, tirando apenas jogadores que precisam de descanso. É assim que o zagueiro Bastos pode sair para Adryelson fazer sua reestreia. As peças das laterais serão definidas neste sábado.

Nesta sexta-feira, o Botafogo surpreendeu ao anunciar que o meia franco-marroquino Mohamed El Arouch retornou à França e deixou o clube por “motivos familiares”. Anunciado há exatamente um mês, o jogador de 20 anos, que chegou do Lyon-FRA, sai sem pisar em campo no Brasil. Também nesta sexta, o alvinegro lançou seu terceiro uniforme, na cor branca, que já está à venda e estreará no clássico deste sábado.

Se por um lado o Botafogo tem acumulado bons resultados em clássicos, o Fluminense vive uma situação distinta. Em 2024, o tricolor tem apenas uma vitória diante dos seus principais rivais – contra o Vasco, na terceira rodada do Brasileirão. E nem mesmo a mudança de comando significou uma nova perspectiva, já que no único clássico disputado sob o comando de Mano Menezes o tricolor foi derrotado pelo mesmo Vasco.

Mas se existe um momento ideal para voltar a vencer um clássico, o jogo deste sábado é a oportunidade de ouro para o Flu. Depois de conquistar uma vitória importante diante do Atlético-MG pela Libertadores, o tricolor chega para o duelo no Maracanã com a moral elevada. Um triunfo frente ao líder do Brasileiro pode servir como o combustível necessário para engatar de vez a quinta marcha na temporada. No tricolor, o desafio de Mano Menezes é com relação à zaga. Ele não poderá contar com os titulares Thiago Silva, que sentiu o calcanhar contra o Galo, e Thiago Santos, suspenso. Felipe Melo e Antônio Carlos deverão ser os substitutos.

Ficha de Fluminense x Botafogo:

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo, Antônio Carlos e Diogo Barbosa; Facundo Bernal, Martinelli, Ganso; Arias, Serna, Kauã Elias. Técnico: Mano Menezes

Botafogo: John; Ponte (Vitinho), Adryelson (Bastos), Barboza e Marçal (A. Telles); Gregore e Tchê Tchê; Luiz Henrique, Savarino e Almada; Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.

Local: Maracanã.

Horário: 18h30 :

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)

Transmissão: Premiere e Rádio CBN..

Texto de: Cayo Pereira e Davi Ferreira (AG)