Bola

Basquete feminino tenta voltar às Olimpíadas e faz jogo decisivo em Belém

Foto: @silviogarrido
Foto: @silviogarrido

A seleção brasileira feminina de basquete encerra neste domingo (11), a sua participação no Torneio Pré-Olímpico, disputado em Belém, a partir das 20h, na arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, contra a seleção da Alemanha. O time perdeu para a Sérvia neste sábado e precisa da vitória para conseguir a classificação.

Vale lembrar que a seleção feminina ficou de fora da última edição dos Jogos Olímpicos, no Japão, e teve desempenho pífio na sua participação mais recente, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Na ocasião, a seleção despediu-se da Rio-2016 com seu pior desempenho em Olimpíadas: cinco derrotas em cinco partidas disputadas. Desde sua primeira participação em Jogos Olímpicos, em Barcelona-1992, a seleção feminina de basquete nunca tinha terminado uma Olimpíada sem conseguir vencer ao menos uma das partidas.

Foi em Barcelona-1992 que a seleção feminina fez sua estreia olímpica. Terminou em sétimo lugar. Quatro anos depois, conquistou a a medalha de prata com o time formado por Hortência, Magic Paula, Janet.

Em Sydney-2000, a equipe conseguiu outra conquista histórica, com a medalha de bronze. Era uma equipe renovada, que já não contava mais com Hortência e Paula. Janeth foi um dos símbolos daquela conquista.

Desde então, o Brasil não conseguiu mais medalhas olímpicas no basquete feminino. Em Atenas-2004, a seleção chegou até a semifinal, mas acabou perdendo por 75 a 88 para a seleção da Austrália. O desempenho foi ruim em Pequim-2008 e em Londres-2012, quando país foi eliminado na primeira fase da competição e encerrou ambas as olimpíadas com apenas uma vitória em cinco partidas disputadas.