Bola

Basquete feminino: Brasil perde para a Alemanha e está fora da Olimpíada

Frustração total! Em resumo, essa foi a definição da campanha da seleção brasileira feminina de basquete durante toda a sua participação no Pré-Olímpico, em Belém, encerrada na noite deste domingo (11), na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho. Diante da Alemanha, o Brasil teve como resultado nova derrota, desta vez por 73 a 71, ao findar o torneio zerado e sem a classificação às Olimpíadas de Paris, sendo o único time do grupo sem ter sido contemplado para a maior competição esportiva do mundo, na última posição.

Após enfileirar duas derrotas em seus dois primeiros jogos, cabia ao time vencer a todo custo no Mangueirinho para encaminhar sua classificação mesmo que na marra. Mas em nenhum momento a equipe conseguiu transmitir isso em seu desempenho na quadra.

Durante todo o embate, o Brasil ficou atrás do marcador, ao sair derrotado em todos os quartos. As parciais, assim, foram definidas em vitória da Alemanha em 19 a 14; 39 a 35; 57 a 54 no decorrer dos três quartos. O último quarto foi o único momento em que houve o flerte com a improvável classificação, ao tomar a dianteira na reta final do combate.

O Brasil chegou a ficar a quatro pontos na vantagem, com 65 a 61, mas o curto tempo no relógio e a necessidade em vencer por 8 de diferença dificultou um cenário que já era tenso desde o início do jogo.

A eliminação da equipe culmina com a ausência em mais uma Olimpíada, ao ter ficado de fora na edição passada, no Japão. Em sua última participação, um desempenho para ser esquecido com uma campanha fraca de cinco derrotas em cinco partidas, novamente como ‘mandante’, já que a competição à época foi nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.