Principal aposta do Paysandu para a temporada, o atacante paraense Rossi não tem correspondido, pelo menos na Série B, à sua aquisição pelo clube. Dos 21 jogos disputados pelo Papão na competição, o jogador, de 32 anos, só participou de onze partidas. Ou seja, isso representa 52,4 % de atuações nos jogos do time no campeonato. Além disso, não bastasse a baixa frequência em campo, o “Búfalo”, como é apelidado, só conseguiu completar 90 minutos em campo por seis vezes. Nas outras cinco foi substituído em quatro e entrou no decorrer do jogo em uma. Enquanto isso, em termos de gols, função para a qual foi contratado, o atacante também está aquém do esperado: apenas dois tentos.
Dessa forma, a minutagem do atleta é de 855, com um déficit de 450 minutos. Isso tendo como referência os 990 minutos dos onze jogos que o atacante participou na Segundona. Desde o início do ano, o Paysandu já disputou 43 jogos em cinco competições diferentes. A saber: Supercopa Grão-Pará (um), Parazão (12), Copa do Brasil (2), Copa Verde (7) e Série B, ainda em andamento (21). Rossi esteve em campo em 30 dessas partidas, com um total de 2.318 minutos de atuação. Em apenas um dos dez jogos em que esteve ausente na Série B, Rossi cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Por fim, nos demais, esteve em tratamento no Departamento de Saúde do clube.
Passagem de Rossi pelo Vasco-RJ
Nas duas temporadas – 2023 e 2024 – atuando pelo Vasco-RJ, seu ex-clube antes de chegar à Curuzu, o atleta disputou 31 jogos. Foram nove em 2023 e 22 em 2024. Em todos os jogos não conseguiu estar em campo os 90 minutos, sendo substituído ou entrando no lugar de algum companheiro. Em apenas uma partida deixou o gramado expulso. Foi no confronto do dia 22 de novembro, contra o Cruzeiro-MG, pela 33ª rodada do Brasileirão de 2023. Antes, Rossi já havia passado pelo clube carioca, em 2019, emprestado pelo Shenzhen FC, da China. Lá, disputou 41 partidas pelo Time da Colina, concluindo os 90 minutos em 21 partidas, deixando o gramado do decorrer das outras 20.
Lesão e recuperação
Lesionado em uma das coxas, o atacante foi uma aposta pessoal do presidente do Paysandu, Roger Aguilera. Rossi teve apresentação à imprensa à parte dos demais atletas contratados, em uma churrascaria de Belém. Mas o atacante esteve ausente nos últimos quatro jogos do time. Ele foi baixa contra o Coritiba-PR (2 a 5), Athletic-MG (1 a 1), Athletico-PR (1 a 1) e Vila Nova-GO (0 a 1). Supostamente recuperado da contusão – não há confirmação pelo clube -, o atacante, autor de 12 gols e seis assistências com a camisa bicolor, era cogitado para a partida do próximo domingo, em Chapecó, contra a Chapecoense-SC, pela 22ª rodada da Segundona. Mas isso não deve ocorrer.