Em uma noite de fortes emoções na Arena Fonte Nova, o Bahia deu um passo importante na busca por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira (28), o time baiano venceu o Fluminense por 1 a 0, graças a um golaço de Luciano Juba já nos minutos finais. O resultado deixa o Tricolor de Aço com a vantagem do empate para o jogo de volta, no Maracanã.
O duelo entre os técnicos Rogério Ceni e Renato Gaúcho foi tenso, equilibrado e marcado por lances de controvérsia, com o VAR anulando um gol e um pênalti do time carioca. No fim, porém, foi a equipe da casa que encontrou o caminho do gol para explodir em festa a torcida baiana.
A Decisão Nos Acretimos
Quando tudo indicava que o placar permaneceria zerado, Jean Lucas surgiu como o maestro do lance decisivo. Aos 47 minutos do segundo tempo, o volante fez um belíssimo lançamento para a entrada da área de Juba. O lateral-esquerdo, lançado ao ataque, cortou para a direita, driblou o marcador Guga e chutou cruzado. A bola ainda desviou no próprio lateral do Flu antes de vencer o goleiro Fábio e cair no fundo da rede.
A reação fluzeirinha quase veio logo em seguida. Dois minutos depois, o árbitro Raphael Claus marcou um pênalti a favor do Fluminense após jogada de Soteldo. No entanto, após ser chamado para revisar o lance no monitor do VAR, o juiz reverteu a decisão, gerando revolta nos jogadores e comissão técnica visitante.
Equilíbrio e Polêmicas
O jogo foi marcado por um grande equilíbrio tático. O Bahia, mandante, tentou impor seu ritmo, mas esbarrou na sólida defesa do Fluminense, comandada por Thiago Silva e Fábio, que fizeram grandes defesas.
O Fluminense, por sua vez, criou as chances mais perigosas no início do segundo tempo e viu um gol de Kevin Serna ser anulado no primeiro tempo. Além do pênalti cancelado, os cariocas também reclamaram de uma possível infração de Jean Lucas em Martinelli dentro da área, que não foi marcada.
Próximos Desafios
Antes do duelo decisivo pela Copa do Brasil, as duas equipes têm compromissos pelo Brasileirão no próximo domingo (31). O Bahia visitará o Mirassol, enquanto o Fluminense enfrentará o Santos, também fora de casa.
A volta das quartas de final está marcada para 10 de setembro, uma quarta-feira, às 19h (de Brasília), no Maracanã. O Bahia precisa apenas de um empate para avançar, enquanto o Fluminense terá que vencer por qualquer diferença de gol para garantir a classificação. A promessa é de mais um grande jogo.