O esporte aquático do Clube do Remo teve motivos de sobras para celebração neste final de semana. Na manhã de ontem (25), os atletas Miqueias Cardoso e Nahone Figueira foram os vencedores da disputa do Troféu Reicon, na categoria masculina e feminina, respectivamente, válida pela segunda etapa do Circuito Paraense de Águas Abertas, na Baía do Guajará, promovido e organizado pela Federação Paraense de Desportos Aquáticos (FPDA) com o apoio da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
A dupla competiu com 74 atletas do desporto aquático em uma prova com percurso superior a 3 mil metros em águas abertas, com saída da Rodovia Arthur Bernardes e chegada na escadinha da praça Pedro Teixeira.
Ao lado da competitividade natural da etapa, o circuito foi ainda mais complicado devido ao movimento agressivo da maré e da área do canal durante todo o percurso. O campeão da prova masculina avaliou o desempenho “A dificuldade maior para mim foi estar competindo com a galera mais nova, mas no final a experiência contou”, disse Miqueias Cardoso. O atleta de 32 anos completou a prova em 22 minutos.
LEIA TAMBÉM:
+ Belém sedia 2ª etapa do Circuito Paraense de Águas Abertas
+ Paraenses embarcam para competição de natação na PB
+ Belém recebe César Cielo, campeão olímpico de natação
Nahone Figueira, de 41 anos e que nada desde os 3 anos também celebrou ao apontar o caminho das pedras. “Na metade do caminho tinha um canal, começou a puxar pra baixo, tinha que bater muito a perna, muito o braço e tinha que ter muito condicionamento físico”, destacou a atleta ao finalizar o seu percurso em 25 minutos.
Laercio Lucena, atleta master e diretor do departamento de natação do Clube do Remo avaliou a conquista de atletas da agremiação e a importância de mais um circuito de águas abertas. “Essa é uma prova diferenciada. Você tem os atletas de ponta que disputam palmo a palmo para ver quem chega em primeiro”, disse. Glauco Silva, presidente em exercício da FPDA, valorizou o circuito. “Estamos resgatando a modalidade e pretendemos realizar competições nacionais e até internacionais no Pará”, detalhou.