Bola

Árbitros da Premier League terão que revelar clubes pelos quais torcem

Árbitros da Premier League terão que revelar clubes pelos quais torcem Árbitros da Premier League terão que revelar clubes pelos quais torcem Árbitros da Premier League terão que revelar clubes pelos quais torcem Árbitros da Premier League terão que revelar clubes pelos quais torcem
A Premier League, a mais conceituada liga nacional de futebol do mundo, decidiu fazer algo inovador
A Premier League, a mais conceituada liga nacional de futebol do mundo, decidiu fazer algo inovador

RIO (AG) – A Premier League, a mais conceituada liga nacional de futebol do mundo, decidiu fazer algo inovador – e surpreendente – às vésperas do início do torneio (que começa nesta sexta, com o jogo entre Manchester United e Fulham). A Associação de Árbitros da Premier League, a PGMOL, vai questionar cada um dos árbitros sobre para quais times de futebol eles torcem, em uma nova tentativa de amenizar críticas feitas por torcedores sobre a arbitragem no país.

Um dos casos que levaram Howard Webb (árbitro da final da Copa do Mundo de 2010, entre Espanha e Holanda e atual diretor da PGMOL) a tomar a decisão ocorreu em uma partida da temporada passada, quando o Nottingham Forest publicou um comunicado no qual garantiu ter avisado que Stuart Attwell, árbitro de vídeo na derrota para o Everton, seria torcedor do Luton Town, time rival do Forest na luta contra o rebaixamento.

“Vamos analisar e fazer ajustes se acreditarmos que pode haver conflito de interesses caso você se declare torcedor de um time específico. Então, é algo que temos que trabalhar. E se você tiver conexões pessoais com pessoas que trabalham nos clubes, também avaliaremos tudo isso e levaremos isso em consideração na hora de nomear os árbitros”, explicou Webb.

*Após a decisão, o jornal britânico Mirror listou os principais árbitros que apitam na liga, de onde eles são e para quais clubes eles torcem:

Sam Allison (Chippenham) – Jogou por Bournemouth, Bristol City, Exeter e Swindon na juventude. Chegou apitar jogos dos dois primeiros em sua temporada de estreia.

Stuart Attwell (Warwickshire) – Centro da controvérsia envolvendo o Forest por ser torcedor do Luton Town. Na temporada passada, ambos brigavam contra o rebaixamento.

Peter Bankes (Liverpool) – Não está claro para quem ele torce, mas ele não é escalado para partidas de Liverpool ou Everton.

Samuel Barrott (West Riding) – Não está claro para quem ele torce.

Darren Bond (Wigan) – Ele torcedor do Wigan, e também não apita jogos de Everton e Liverpool.

Thomas Bramall (Sheffield) – Ele não apita partidas envolvendo nenhum dos times da região.

John Brooks (Melton Mowbray) – Não apita partidas do Leicester City.

David Coote (Nottingham) – Torcedor do Notts County, não apitando jogos do rival Forest.

Darren England (Barnsley) – Torcedor do Barnsley e até já trabalhou no clube.

Sunny Singh Gill (Oeste de Londres) – O primeiro britânico asiático a apitar uma partida da Premier League não relações conhecidas com algum clube.

Jarred Gillett (Queensland, Austrália) – Torcedor do Liverpool que também não apita partidas do Everton.

Tony Harrington (Hartlepool) – Torcedor do Pools, da quinta divisão. Seu avô jogou pelo clube.

Simon Hooper (Swindon) – Torcedor do Swindon Town, foi dispensado das categorias de base do clube aos 16 anos.

Rob Jones (Wirral) – Nunca participou de jogos de Liverpool ou Everton.

Chris Kavanagh (Ashton-under-Lyne, na grande Manchester) – É torcedor do Droylsden, clube que não faz parte da liga.

Andrew Madley (Huddersfield) – Torcedor do Huddersfield (atualmente na segunda divisão da Inglaterra), tendo jogado no time juvenil do clube.

Robert Madley (Huddersfield) – Também torcedor do Huddersfield.

Michael Oliver (Ashington) – Torcedor do Newcastle United, não tendo permissão para apitar jogos do Sunderland.

Craig Pawson (Sheffield) – Torcedor do Sheffield United, sem poder apitar partidas dos times da cidade.

Tim Robinson (Middleton-on-Sea) – Ele já apitou partidas de todos os times da Premier League.

Michael Salisbury (Higher Penwortham) – Nunca participou de jogos de Liverpool ou Everton, mas não se sabe para quem ele torce.

Graham Scott (Oxford) – Torcedor do Swindon Town, não se sabe de nenhum time da Premier League que ele não possa apitar.

Josh Smith (Peterborough) – Não apitou nenhuma partida envolvendo clube local na League One (terceira divisão local). Nenhum problema conhecido com clubes da Premier League.

Lewis Smith (Wigan) – Não foi usado pela PGMOL na temporada passada.

Anthony Taylor (Wythenshawe, Grande Manchester) – Um dos árbitros mais conhecidos do futebol é torcedor do Altrincham (sexta divisão).