TÁ RUIM E PODE PIORAR

Árbitro põe em súmula objetos atirados na Curuzu e Paysandu pode perder mando: 'Fui atingido'

A arbitragem relatou o mau comportamento dos torcedores. Foto: Wagner Almeida/Diário do Pará
A arbitragem relatou o mau comportamento dos torcedores. Foto: Wagner Almeida/Diário do Pará

E o que era ruim, pode piorar. O Paysandu tem agora dez jogos pela frente. São 30 pontos em disputa. O clube precisa pelo menos somar metade dessa pontuação para se livrar do rebaixamento para a Série C. Hoje, o time é o primeiro fora da zona do rebaixamento. Na sexta que vem, fará um jogo de seis pontos contra outra equipe ameaçada e que está no Z4, o Ituano.

Contudo, mais adiante, o Papão corre sérios riscos de perder mando de campo. O árbitro André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG) carregou na súmula do jogo entre Paysandu e Sport, vencido pelos pernambucanos por 1 a 0 na noite de ontem na Curuzu.

O que ele relatou
No segundo tempo, quando o Paysandu estava atrás do placar, alguns torcedores começaram a atirar objetos em direção ao gramado e a partida acabou sendo paralisada pelo árbitro. E a atitude de uma parte da torcida acabou sendo relatada na súmula.

O juiz informa que ‘aos 33 minutos do segundo tempo foi arremessado dentro do campo de jogo uma sandália e um copo plástico com um liquido amarelo dentro, vindo da arquibancada onde se encontrava a torcida da equipe Paysandu’. Logo em seguida, dois minutos depois, ele afirmou que ‘fui atingido no braço direito por um copo plástico com um liquido amarelo dentro arremessado dentro do campo de jogo, vindo da arquibancada onde se encontrava a torcida da equipe Paysandu’.

Já aos 45 minutos, novamente houve lançamento de objetos ao gramado. Desta vez, segundo o árbitro, goram jogados um chinelo e isqueiro.

O que pode acontecer
Agora, a súmula será enviada para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e o Paysandu será julgado novamente. O fato pode ser acrescido de outros episódios no dia do jogo, como a briga generalizada de torcedores nos arredores da Curuzu horas antes da partida e, logo após o jogo, uma briga entre torcedores do Paysandu dentro do estádio.

A conduta do torcedor tem previsão expressa no Art. 213 do Código Desportivo Brasileiro, o qual prevê em seu inciso III e § 1º, que o lançamento de objetos no campo sujeitará o clube, responsável pela torcida de onde veio o arremesso do objeto, a uma multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais), e conforme for a gravidade do incidente, à perda do mando de campo.

Veja a súmula abaixo

https://conteudo.cbf.com.br/sumulas/2024/242279se.pdf