Bola

Apresentação de Catalá marca reinício dos trabalhos no Remo

Ricardo Catalá volta ao Remo. FOTO: SAMARA MIRANDA/REMO
Ricardo Catalá volta ao Remo. FOTO: SAMARA MIRANDA/REMO
O comandante terá que correr contra o tempo na montagem do elenco para 2024 – Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará

Tylon Maués

O ano de 2023 tem alguns marcos para o Clube do Remo. O último foi no dia 26 de agosto, quando venceu o Altos-PI por 3 a 1, na despedida das duas equipes da Série C, ainda na primeira fase do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, tudo o que aconteceu já é referente à temporada seguinte, mesmo ainda estando neste ano. No último domingo, houve a eleição que manteve a situação no comando do clube, que de imediato anunciou o que já se esperava, a renovação do técnico Ricardo Catalá. Hoje à tarde, com a reapresentação oficial do treinador, o Leão Azul, de fato, inicia 2024.

Às 15h30, o treinador falará pela primeira vez desde seu retorno, quando também é esperado o anúncio de um executivo de futebol, com a possibilidade também de alguns nomes de atletas serem confirmados. Marco Gama, que já trabalhou com Catalá, seria o principal candidato. O profissional está no Santo André-SP e tem passagens por Marcílio Dias-SC e XV de Novembro-SP, entre outros. Outros profissionais tiveram os nomes especulados – Rodrigo Pastana, que está no Guarani-SP, e Alarcon Pacheco, do CSA-AL.

Seja quem for esse executivo, ele estará ligado intrinsecamente ao treinador, por causa da possível participação deste na escolha. O fato é que o trabalho terá que ser acelerado. Mesmo que já tenha começado, o processo de montagem do elenco está muito atrasado em relação à maioria dos demais concorrentes da terceira divisão. Mesmo com essa dificuldade a mais, a possibilidade de mais recursos para investimento do que em relação ao ano passado, pesou a promessa para Ricardo Catalá de que terá ampla autoridade na estruturação do futebol azulino.

A busca pelos jogadores deve ter um período de 20 a 25 dias, já que pelo planejamento para 2024 o elenco deve se apresentar no dia 15 de dezembro.

Elenco – Ao todo, apenas quatro jogadores profissionais estão à disposição do Leão para o próximo ano, contando com o atacante Pedro Vítor, que sofreu uma lesão ligamentar no joelho esquerdo em julho e vai permanecer no clube pelo menos até se recuperar. O goleiro Vinícius tem vínculo até o fim do Parazão, enquanto que o volante Paulinho Curuá e o meia atacante Ronald estão garantidos no Baenão até o fim do ano que vem.

A lista é pequena, mas não totalmente correta porque há uma quantidade significativa de atletas que subiram da base, alguns já com idade estourada para o sub-20. A lista atual conta com: Kadu, Ramires, Elielson, Matheus Grecco, Edson Kauã, Solano, João Victor, Tico, Darlan, Henrique, Guty, Felipinho, Jonilson, Ricardinho, Ruan e Vinícius Kanu, este uma das principais esperanças vindas das categorias de base.

Dentre os atletas que estariam prestes a renovar, estaria um trio rico em experiência. O zagueiro Diego Ivo, de 34 anos, o volante Anderson Uchôa, 32, e o atacante Muriqui, 37. Até aqui, nenhum destes assinou renovação, mas todos já demonstraram interesse em permanecer.