
O Fluminense inicia a caminhada na Copa do Brasil nesta quarta-feira, contra o Águia de Marabá (PA), às 19h30, no estádio Mangueirão. Diante do cenário em que se encontra na atual temporada, o torneio aparece para unir o útil e o agradável, sendo possivelmente a oportunidade mais viável de levantar uma taça de expressão, além de trazer uma maior fluidez para o caixa do clube.
O tricolor volta a largar na competição com a maioria dos participantes – 80 dos 92 começam na primeira fase. A última vez havia sido em 2020, quando superou o Moto Club (MA) por 4 a 2. Há uma grande diferença entre aquela e a atual edição, e que pode mudar toda dinâmica do duelo: um empate não é mais o suficiente para se classificar, sem precisar passar pela disputa por pênaltis.
Figura carimbada na Libertadores nos últimos anos, que garante um lugar na terceira fase, o Fluminense não vai disputar o principal campeonato da América do Sul em 2025. E a conquista do Brasileirão parece um sonho bem distante, sem ter o elenco recheado de alguns dos adversários, como Flamengo e Palmeiras. Com isso, a Copa do Brasil pode ser o caminho menos complicado de colocar mais um importante troféu na sua galeria.
O maior jejum de títulos do tricolor, dentre os de maior significado no cenário sul-americano, é justamente dela. Campeão em 2007 de forma inédita, após derrotar o Figueirense pelo placar mínimo na final, conquistou dois Brasileiros (2010 e 2012) e uma Libertadores (2023) desde então.
Para além do título, chegar longe é um objetivo de extrema importância para a equipe comandada por Mano Menezes. A Copa do Brasil é o torneio que mais paga em premiação, com o campeão embolsando o valor recorde de R$ 111 milhões neste ano. A entrada de parte da quantia já ajudaria a melhorar as condições financeiras do clube, neste momento delicadas.
Não é somente a etapa inicial do torneio que o Fluminense vai reencontrar na noite desta quarta. A partida também marca o seu retorno à Belém, capital do Pará, após dez anos. Em 2015, derrotou o Paysandu por 2 a 1, no Mangueirão, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Esta também não é a primeira vez em que enfrentará o Águia de Marabá. Os adversários vão reeditar o confronto da terceira fase da Copa do Brasil de 16 anos atrás. O Fluminense conseguiu a classificação, mas foi derrotado por 2 a 1 no mesmo palco do jogo desta quarta.
Apesar de ter uma semifinal de Carioca pela frente, contra o Volta Redonda, no domingo, Mano Menezes deve ir com os titulares para o duelo. Os principais desfalques confirmados são o zagueiro Thiago Silva e o volante Bernal. A ausência do uruguaio abre caminho para o recém contradado Otávio ser a grande surpresa na escalação inicial, e fazer sua estreia com a camisa do tricolor.
Ficha de Águia de Marabá x Fluminense:
Águia de Marabá: Axel; Bruno Limão, Lucão, Matheus Baraka e Alan Pires; Janderson, Kaique, Kukri e Doda; Lucas Silva (Welves) e Erico Júnior (Jonata). Técnico: Sílvio Criciúma.
Fluminense: Fábio; Guga, Ignácio, Freytes e Fuentes; Otávio, Martinelli e Arias; Riquelme (Lima), Canobbio e Cano. Técnico: Mano Menezes.
Local: Mangueirão (Belém-PA).
Horário: 19h30.
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES).
Transmissão: Amazon Prime e Rádio CBN.
Texto de: André Zajdenweber (AG)