PARABÉNS AOS ENVOLVIDOS!

Agora é oficial! Parazão 2025 é suspenso por tempo indeterminado

O Campeonato Paraense de 2025 está suspenso por tempo indeterminado. Veja agora os próximos passos.

Agora é oficial! Parazão 2025 é suspenso por tempo indeterminado Agora é oficial! Parazão 2025 é suspenso por tempo indeterminado Agora é oficial! Parazão 2025 é suspenso por tempo indeterminado Agora é oficial! Parazão 2025 é suspenso por tempo indeterminado

O Campeonato Paraense de 2025 está suspenso por tempo indeterminado. A Federação Paraense de Futebol (FPF) tentou um efeito suspensivo junto ao Tribunal de Justiça Desportiva, mas teve o pedido negado nesta sexta-feira, 7.

Por que parou?

Em julgamento realizado pela 3ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA), Capitão Poço e Tuna Luso foram punidos com a perda de 18 e 7 pontos, respectivamente, além de multas no valor de R$ 30 mil e R$ 10 mil. A decisão, que ainda cabe recurso, impactaria diretamente na classificação e nos confrontos das quartas de final da competição estadual.

Pela decisão do TJD, o Capitão Poço, que havia garantido a 7ª posição e se preparava para encarar o Paysandu, passaria a ter um saldo negativo de 7 pontos, o que o rebaixaria para a Segunda Divisão do futebol paraense. Já a Tuna Luso, que ocupava a 5ª colocação e também estaria na fase decisiva do torneio, cairia para o 10º lugar, ficando fora da disputa pelo título, se livrando da queda por um ponto. Com o rebaixamento do Capitão Poço, o Independente de Tucuruí conseguiria se manter na elite. O Caeté segue rebaixado.

A decisão do TJD-PA teve como base a denúncia apresentada por Caeté e Independente, que alegaram que Tuna Luso e Capitão Poço utilizaram jogadores abaixo dos 20 anos sem contrato profissional, o que fere o regulamento da competição. O tribunal entendeu que houve infração ao artigo 31 do Regulamento Específico da Competição (REC), combinado com o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da escalação irregular de atletas. O relator do processo, acompanhado pela maioria dos relatores do caso, determinou a punição dos clubes, com multas proporcionais ao número de jogos disputados de maneira irregular.

Tanto a Lusa quanto o time da terra da laranja já anunciaram que vão recorrer da decisão. Caso os recursos sejam mesmo apresentados, o caso poderá ser reavaliado em instância superior.

Remo e Bragantino correm riscos

Além disso, a Procuradoria da Primeira Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) moveu denúncia contra as equipes do Clube do Remo e do Bragantino por possíveis irregularidades no Parazão. Ambas as equipes se enquadram no mesmo cenário de Capitão Poço e Tuna e serão julgadas na próxima quinta (13).

SITUAÇÃO DE MOMENTO

Caso as punições de Capitão Poço e Tuna Luso sejam confirmadas, a classificação do Parazão ficaria dessa forma: Remo, Paysandu, Bragantino, Castanhal, Águia, Santa Rosa, Cametá, São Francisco, Independente, Tuna, Caeté e Capitão Poço. Com os jogos das quartas de final sendo entre: Remo x São Francisco, Paysandu x Cametá, Bragantino x Santa Rosa e Castanhal x Águia.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.