PARABÉNS AOS ENVOLVIDOS!

Agora é oficial! Parazão 2025 é suspenso por tempo indeterminado

O Campeonato Paraense de 2025 está suspenso por tempo indeterminado. Veja agora os próximos passos.

O Campeonato Paraense de 2025 está suspenso por tempo indeterminado. A Federação Paraense de Futebol (FPF) tentou um efeito suspensivo junto ao Tribunal de Justiça Desportiva, mas teve o pedido negado nesta sexta-feira, 7.

Por que parou?

Em julgamento realizado pela 3ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA), Capitão Poço e Tuna Luso foram punidos com a perda de 18 e 7 pontos, respectivamente, além de multas no valor de R$ 30 mil e R$ 10 mil. A decisão, que ainda cabe recurso, impactaria diretamente na classificação e nos confrontos das quartas de final da competição estadual.

Pela decisão do TJD, o Capitão Poço, que havia garantido a 7ª posição e se preparava para encarar o Paysandu, passaria a ter um saldo negativo de 7 pontos, o que o rebaixaria para a Segunda Divisão do futebol paraense. Já a Tuna Luso, que ocupava a 5ª colocação e também estaria na fase decisiva do torneio, cairia para o 10º lugar, ficando fora da disputa pelo título, se livrando da queda por um ponto. Com o rebaixamento do Capitão Poço, o Independente de Tucuruí conseguiria se manter na elite. O Caeté segue rebaixado.

A decisão do TJD-PA teve como base a denúncia apresentada por Caeté e Independente, que alegaram que Tuna Luso e Capitão Poço utilizaram jogadores abaixo dos 20 anos sem contrato profissional, o que fere o regulamento da competição. O tribunal entendeu que houve infração ao artigo 31 do Regulamento Específico da Competição (REC), combinado com o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da escalação irregular de atletas. O relator do processo, acompanhado pela maioria dos relatores do caso, determinou a punição dos clubes, com multas proporcionais ao número de jogos disputados de maneira irregular.

Tanto a Lusa quanto o time da terra da laranja já anunciaram que vão recorrer da decisão. Caso os recursos sejam mesmo apresentados, o caso poderá ser reavaliado em instância superior.

Remo e Bragantino correm riscos

Além disso, a Procuradoria da Primeira Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) moveu denúncia contra as equipes do Clube do Remo e do Bragantino por possíveis irregularidades no Parazão. Ambas as equipes se enquadram no mesmo cenário de Capitão Poço e Tuna e serão julgadas na próxima quinta (13).

SITUAÇÃO DE MOMENTO

Caso as punições de Capitão Poço e Tuna Luso sejam confirmadas, a classificação do Parazão ficaria dessa forma: Remo, Paysandu, Bragantino, Castanhal, Águia, Santa Rosa, Cametá, São Francisco, Independente, Tuna, Caeté e Capitão Poço. Com os jogos das quartas de final sendo entre: Remo x São Francisco, Paysandu x Cametá, Bragantino x Santa Rosa e Castanhal x Águia.