Bola

Agora é começar a vencer: Paysandu recebe o Botafogo-SP pela Série B

Nildo Lima

Dois times em busca da 1ª vitória na Série B do Brasileiro 2024. É com esse objetivo que Paysandu e Botafogo-SP entram em campo, neste sábado, às 17h, no Mangueirão, pela 2ª rodada da competição. As equipes vêm de resultados distintos e em condições diferentes na rodada de abertura do campeonato. O Papão, jogando na Vila Belmiro, caiu diante do Santos-SP, maior favorito ao acesso à Série A do ano que vem, por 2 a 0. O Bota, por sua vez, não foi além de um empate, por 1 a 1, em Ribeirão Preto, frente ao América-MG, outro cotado a subir de divisão e que, como o Peixe, foi rebaixado em 2023.

A partida foi precedida de várias mudanças, em datas, horários e locais. Pela tabela original do campeonato, o confronto aconteceria na próxima segunda-feira, às 19h, na Curuzu, mas, por determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que alegou ajustes no cronograma de jogos da virada, acabou sendo antecipada para o sábado, às 17h, no mesmo local. Como a procura por ingressos vinha sendo grande, a diretoria do Papão resolveu transferir o jogo para o estádio estadual, o que permitiu o barateamento do ingresso do setor de cadeiras, que passou de R$ 80 para R$ 50.

O time bicolor entra em campo no Mangueirão pela 7ª vez este ano, acumulando três vitórias e três empates. A última apresentação do time no local traz boas recordações à Fiel. No dia 14 passado, a equipe bicolor levantou o seu 50º título do Parazão ao empatar, por 1 a 1, com o seu mais tradicional adversário, o Clube do Remo, após ter vencido a partida de ida da decisão por 2 a 0. Alguns torcedores não aprovaram a transferência do jogo para o Mangueirão, mesmo com o retrospecto positivo do time no “Gigante do Bengui”, achando que a pressão sobre o adversário seria maior na Curuzu.

O empate diante do Coelho Mineiro foi considerado pelo técnico Paulo Gomes, do Botafogo, como injusto. Em entrevista após a partida do final de semana passado, ele valorizou a atuação de sua equipe, mesmo com o visitante tendo saído na frente no placar. “No futebol só contam os gols que entram. Penso que o Botafogo fez um bom jogo. Mais uma vez foi uma equipe com identidade, que criou oportunidades claras no primeiro e no segundo tempo. Não concedeu muitas chances ao adversário e, na mais clara, eles fizeram gol”, analisou.

A partida representa a chance de o Paysandu comprovar a previsão feita pelo técnico Hélio dos Anjos após a boa apresentação do grupo feita na abertura da Segundona, apesar do resultado frente ao Peixe. “Demostramos para nós mesmos que vamos fazer algo nessa Série B. Vamos crescer, tem jogadores novos chegando” anunciou o treinador.

FICHA DO JOGO

  • Paysandu: Matheus Nogueira; Edilson, Wanderson, Quintana e Bryan Borges; Leandro Vilela, João Vieira e Biel; Edinho, Nicolas e Jean Dias. Técnico: Hélio dos Anjos.
  • Botafogo-SP: Michael; Matheus Costa, Lucas Dias e Bernardo Schappo; Emerson Negueba, Matheus Barbosa, Jean Victor, Gustavo Bochecha e Patrick Brey; Alex Sandro e Leandro Pereira. Técnico: Paulo Gomes.
  • Local: Mangueirão. Horário: 17h. Árbitro: Joanilson Scarcella de Lima (CE). Assistentes: Renan Aguiar da Costa (CE) e José Moracy de Sousa E Silva (CE). Transmissão: RBATV/Band, Goat, Premiere, Rádio Clube do Pará e Dol (lance a lance).