Tylon Maués
O Clube do Remo estreia hoje na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024 e, logo de cara, contra um dos favoritos ao título. O Leão Azul encara o Santos-SP às 19h45, no Estádio Distrital do Inamar, em Diadema (SP). O jogo terá transmissão da Cazé TV, no YouTube (CLIQUE NO LINK AO FINAL DA MATÉRIA E ASSISTA). As duas equipes estão no Grupo 26, que conta também com Água Santa-SP e Nova Venécia-ES. O elenco azulino chegou ao interior paulista somente dois dias atrás, depois de três dias de viagem de ônibus.
Um dos destaques do time do técnico Aylton Costa, o meia Ramires mostra confiança numa boa estreia e garante que o Simba pode surpreender o Peixe. “O time do Santos é bem qualificado, mas eu confio no Remo. Tivemos uma semana de trabalho muito forte e acredito na vitória”, disse. “O último dia de treino foi muito bom, a gente só ajustou os últimos detalhes, fizemos bola parada e fizemos algumas jogadas ensaiadas para a gente acertar e fazer o jogo bem”, completou o azulino, que reconheceu a ansiedade para que a bola role o quanto antes. “Sempre tem aquele friozinho na barriga porque é um jogo grande, mas eu vou ficar bem tranquilo para que eu possa fazer um bom jogo e ajudar a minha equipe”.
Além dele, o atacante Matheus Grecco e os meias Kakaroto e Andrey são alguns atletas que a torcida remista deve ficar de olho para um possível aproveitamento no profissional futuramente.
O elenco que viajou a São Paulo teve alguns desfalques consideráveis em relação ao que vinha atuando nas competições estaduais.O lateral-direito Kadu, o volante Solano e os atacantes Kanu e Felipinho foram integrados no elenco profissional a pedido do técnico Ricardo Catalá. Essa situação foi alvo de comentário por parte do executivo de futebol do Remo, em entrevista coletiva ontem de manhã.
“Tivemos uma surpresa sensacional com o Kadu, nosso lateral-direito, que era do sub-20. O Catalá o trouxe para treinar com a gente aqui e ele está indo muito bem. Tem um potencial, tem um biotipo diferenciado, é um atleta mais alto, forte, e está indo muito bem. É uma posição muito difícil de você encontrar e graças a Deus descobrimos esse atleta”, afirmou Sérgio Papellin.
O Remo teve ano passado sua melhor campanha nas nove vezes em que disputou a Copinha (2002, 2005, 2010, 2012, 2013, 2014, 2018, 2019 e 2023). Foram três vitórias, um empate e uma derrota, chegando à terceira fase. Ao todo, em todas as suas participações, foram 30 jogos, com doze vitórias, quatro empates e quatorze derrotas, com 34 gols a favor e 42 contra. As melhores vitórias azulinas foram um 3 a 0 sobre o Corinthians-SP (2013) e 4 a 1 diante do Teixeira de Freitas-BA (2018).
O Santos, por sua vez, vai em busca do tetracampeonato em 2024. Nos últimos anos, o time bateu na trave: chegou à final em 2022 e na semifinal em 2023. Dentro de campo, uma das esperanças é o meio-campista Miguelito. O boliviano é uma das grandes promessas das categorias de base alvinegra.