Bola

Paraense Rayanne dos Santos fecha contrato com o UFC

Matheus de Oliveira

O maior evento esportivo de MMA do planeta, a partir de hoje, conta com mais um representante do Estado do Pará. A atleta Rayanne Amanda dos Santos, natural de Belém, de 28 anos, fechou contrato com o Ultimate Fight Championship (UFC) para fazer parte do grupo de profissionais da promoção. A lutadora chega ao evento no auge, ao ter conquistado recentemente o título de campeã do Invicta F.C, maior competição de MMA feminino, na categoria peso átomo (até 48 kg).

Especialista em luta de chão e multicampeã de jiu-jitsu, em agosto de 2022 a paraense disputou uma vaga no UFC no Contender Series, reality do presidente do Ultimate, Dana White, mas acabou perdendo para a também brasileira Denise Gomes, que conseguiu o contrato. A sua volta, contudo, veio de maneira ‘gigante’, com direito a cintura e projeção de conquistas ainda maiores.

Atleta de MMA há 8 anos, a lutadora paraense apresenta no cartel 20 lutas como profissional, sendo 14 vitórias e seis derrotas. Além do Invicta, em 2018, a lutadora foi campeã do BTC – Toronto após vencer a canadense Lindsay Garbatt, por finalização, ainda no primeiro round.

Agora como lutadora do UFC, Rayanne celebra: “Agradeço a minha família por me apoiar e torcer por mim. Essa contratação veio desde a minha última luta, em maio. Ganhei o cinturão e veio a ligação do UFC querendo me contratar. Foram seis meses de negociação. Agora faço parte do time do UFC. Isso significa muito na minha vida. Esperei muito por esse momento, pelas lesões que tive, mas nunca me fez desistir. Estou muito feliz, muito grata. Muito obrigado”, destaca a lutadora.