Até esta sexta-feira, dia 3 de janeiro, o Clube do Remo já havia anunciado a contratação de onze jogadores, visando a temporada de 2025. A principal competição do ano será a Série B, e todos os reforços foram contratados com o perfil adequado para essa disputa. Além disso, o clube planeja trazer mais cinco a seis novos jogadores para reforçar o time nas competições que começam logo no início do ano. A saber, o Parazão, a Copa Verde e a Copa do Brasil.
Expectativa alta para 2025
Entre atletas menos conhecidos e outros com passagens de destaque no cenário nacional, esses reforços já começam a preencher todos os setores do futuro time azulino. Dessa forma, a proximidade para o retorno das competições gera grande expectativa entre os torcedores, que aguardam pelas primeiras partidas do ano.
Por outro lado, a principal lacuna nas contratações do clube é a lateral-esquerda. O técnico Rodrigo Santana comentou a situação. Ele já indicou a necessidade de pelo menos mais três jogadores para essa posição, embora ainda não tenha havido sucesso em suas buscas.
Contratações do Remo até o momento
Até o momento, o Remo anunciou as seguintes contratações: o lateral-direito Marcelinho; os zagueiros Ivan Alvariño, Lucão e Reynaldo; os volantes Dener e Pedro Castro; o meia Dodô; e os atacantes Adaílton, Felipe Vizeu, Maxwell e Pedro Rocha. Dessa maneira, com exceção de Felipe Vizeu, que chegará a Belém neste domingo, dia 5, todos os outros jogadores já estão na capital paraense, treinando ou passando por avaliações médicas e testes físicos.
Opiniões positivas e confiança no elenco
Um dos principais jogadores do elenco, o volante Jaderson, acredita que as novas contratações podem ser um diferencial para o desempenho do time. “Os jogadores que chegam ao clube serão muito bem-vindos. São jogadores de qualidade. É uma disputa sadia. Eu confio no meu potencial, vou brigar pela minha posição e estou muito confiante”, afirmou.
Além disso, Jaderson comentou que, para o Leão Azul, a temporada de 2025 trará grandes desafios, mas o clube entra com ambição para conquistar o acesso à Série A. “Acho que todos os anos o Remo tem que ser olhado de forma diferente, porque é um time grande, com uma torcida apaixonada, que sempre luta para ganhar título e disputar acesso. Este ano não será diferente. Vamos entrar com ambição de acesso à Série A, que é o sonho de todos nós aqui”, completou.
Reações nas redes sociais
A cada anúncio de reforço, as redes sociais azulinas se enchem de comentários. A maioria dos torcedores demonstra entusiasmo. Mas também há alguns mais cautelosos quanto aos números de alguns jogadores nas últimas temporadas. Por exemplo, o perfil @_jeffersongomes questionou: “Só eu tô acreditando no acesso?” após o anúncio da contratação de Felipe Vizeu. Enquanto o @futeousadia destacou: “Baita contratação, vai ajudar o Remo a subir”. Já @shelbyremista expressou total confiança após a chegada de Pedro Rocha: “Eu tinha 100% de certeza de fazer meu sócio fenômeno azul, agora eu tenho 200% de certeza”.
Análise das contratações do Remo
Na análise da imprensa esportiva paraense, as contratações do Clube do Remo são recebidas com uma dose de cautela, com muitos lembrando que o clube já teve elencos modestos que surpreenderam positivamente. Além disso, em 2024, muitos torcedores se empolgaram com as primeiras contratações, mas o time acabou entregando um desempenho aquém das expectativas durante boa parte da temporada, alcançando o objetivo do acesso à Série B apenas nos últimos meses.
O coordenador de esporte da Rádio Clube do Pará, jornalista Giuseppe Tommaso, destaca que o Remo montou um elenco com foco não só no time titular, mas também no banco de reservas. “Acho que o Remo está indo muito bem nessas contratações. Os jogadores que vêm de Série A podem agregar muito ao time. O Rodrigo Santana terá muitas opções para formar um time forte, que saberá tanto defender como atacar. O Remo foi pontual no mercado”, afirmou.
Além disso, Tommaso reforça que, mesmo com alguns jogadores não estando em sua melhor fase, o Remo pode ser a oportunidade de recuperação para muitos deles, especialmente devido à estrutura física do clube. “Acho que é tudo uma questão de oportunidade. O Vizeu é um jogador que tem presença de área, sabe fazer gol, mas teve um ano difícil e algumas lesões. No NASP (Núcleo de Atenção ao Saúde do Paysandu), o Remo tem uma das melhores estruturas para recuperação. Jogadores bem tratados e recuperados podem ser grandes reforços”, explicou.
Parte física é levada em consideração
Por fim, colunista do caderno Bola e comentarista na Rádio Clube, Gerson Nogueira destacou que a montagem do elenco tem levado em consideração o desgaste da disputa da Série B, com a chegada de jogadores fisicamente confiáveis. “Acho que no geral é um pacote satisfatório de contratações. O reflexo disso é a resposta do torcedor nas redes sociais. No chamado fórum das redes sociais a gente percebe o torcedor do Remo muito mais animado até do que o do rival em relação às contratações”, afirmou.
Além disso, Gerson destaca: “Logo após a Série C e o acesso, o Rodrigo Santana falou do perfil dos jogadores que o Remo ia buscar no mercado, com minutagem, que estivessem em atividade e de nível de Série B e Série A. Essa era, digamos, a prioridade, com um aspecto comportamental e confiabilidade física”.
Confira os reforços do Remo até aqui
- Marcelinho (lateral-direito) – Aos 26 anos, o jogador esteve na Chapecoense-SC ano passado e esteve bem individualmente. Mas a equipe catarinense brigou para não cair.
- Ivan Alvariño (zagueiro) – O Boca Juniors revelou o jogador de 23 anos. Ele fez a carreira quase toda no Brasil, onde defendeu Guarani-SP e Amazonas-AM. Foi titular na Onça Pintada e chega com moral no Baenão.
- Lucão (zagueiro) – Depois de cinco anos entre o futebol europeu e asiático, o jogador de 31 anos volta ao Brasil em busca de se firmar no futebol nacional.
- Reynaldo (zagueiro) – Aos 26 anos, defendeu vários clubes tradicionais como Goiás-GO, Coritiba-PR e Vitória-BA, entre outros, e tem experiência de sobra na Série B.
- Dener (volante) – Revelado pelo São Paulo-SP, o meio-campista de 32 anos voltou ao Brasil depois de dez anos, quase todos em Portugal. Dessa forma, chega como candidato a dono da cabeça-de-área azulina.
- Pedro Castro (volante) – Experiência não falta ao jogador de 31 anos, que já conquistou duas vezes o título da Série B.
- Dodô (meia) – Aposta para ser o camisa dez do Leão, o armador de 30 anos volta depois de seis anos no futebol asiático.
- Adailton (atacante) – Dos novos contratados, o jogador de 34 anos é o mais experiente. Ele vem ao Remo depois de dez anos no Japão para disputar uma vaga de titular.
- Felipe Vizeu (atacante) – Contratado mais recente, Vizeu tem no currículo clubes como Flamengo-RJ, Grêmio-RJ, Udinese (Itália), entre outros. O desafio é de, aos 27 anos, retomar os bons tempos da carreira.
- Maxwell (atacante) – O jogador marcou onze gols ano passado e foi um dos destaques do Operário-PR na Série B. Aos 27 anos, ele também é uma das apostas azulinas para 2025.
- Pedro Rocha (atacante) – Principal contratação até aqui. Assim como Vizeu, Pedro Rocha busca dias melhores após quase dez anos de quando apareceu jogando muito bem no Grêmio-RS.