CBF aguarda até esta sexta-feira a confirmação dos times que pretendem disputar a Copa Verde. Foto: Fernando Torres/CBF
CBF aguarda até esta sexta-feira a confirmação dos times que pretendem disputar a Copa Verde. Foto: Fernando Torres/CBF

NILDO LIMA

Depois de confirmar, na última terça-feira, a realização da Copa Verde 2022, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, ontem, a data para o início do torneio, dia 25 de outubro, com o seu término ocorrendo uma semana antes do começo do Mundial do Qatar, previsto para o dia 20 de novembro. A 9ª edição da competição interestadual será disputada em 1ª e 2ª fases e final com jogos únicos, já quartas e semifinais em jogos de ida e volta. Um total de 24 equipes, três delas do futebol paraense, estão credenciadas a participar da disputa, o que não significa que todas estarão presentes.

Um total de sete datas está disponível para a realização das partidas do torneio, que reúne, em princípio, equipes das quatro divisões do futebol brasileiro – A, B, C e D – representantes de três regiões do país – Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Grande parte dos clubes com direito de disputar a competição já desmontaram seus elencos ou estão envolvidos neste processo. É o caso, por exemplo, do Clube do Remo, que, se vier a confirmar presença na Copa, terá de formar um novo plantel ou utilizar atletas da base na montagem de seu time.

A CBF fixou o meio-dia desta sexta-feira, dia 26, como prazo limite para os clubes confirmarem ou não suas participações no torneio. Os desistentes, informa a CBF, não serão substituídos por outras agremiações. A documentação referente à realização do torneio foi enviada ontem a todos os clubes relacionados para a disputa do torneio. O Manaus seria o primeiro clube a renunciar a participação na competição, de acordo com informações da imprensa amazonense.

Goiás-GO e Atlético-GO, que disputam a Série A do Brasileiro também devem ficar de fora do torneio. O Vila Nova, também de Goiás, por sua vez, deve concentrar forças para sair da zona de rebaixamento à Série C de 2023. A presença do time no torneio, segundo os seus dirigentes, poderia trazer prejuízos ao clube na Segundona. O que se observa é que a Copa Verde deste ano deve sofrer um esvaziamento, em razão de ter sido elaborada de afogadilho, bem diferente da Copa Nordeste, que todos os anos conta com calendário pronto e acabado com bastante antecedência.

CLUBES PARAENSES

Entre os representantes paraenses, o Paysandu segue disputando a Série C do Brasileiro, enquanto a Tuna Luso continua treinando, após ter sido eliminada da Série D do Brasileiro. O Clube do Remo, como dito, está liberando os jogadores, com mais de 14 deles já tendo acertado a rescisão contratual e deixado Belém.