INCÊNDIO

Vítimas de incêndio recebem apoio do Estado e Prefeitura

Na manhã de ontem (06), foi realizada uma perícia para apurar as causas do incêndio.

Na manhã de ontem (06), foi realizada uma perícia para apurar as causas do incêndio que atingiu três casas na noite anterior, no bairro do Jurunas, em Belém. Luciano de Oliveira, secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, contou que haverá uma colaboração entre os órgãos estaduais e municipais para oferecer suporte. “Iniciaremos pela parte pericial do Corpo de Bombeiros, buscando entender as causas do sinistro, e agora começamos a organizar o auxílio às vítimas afetadas. A Defesa Civil Municipal está avaliando a área e elaborando relatórios para encaminhar esse atendimento. Além disso, a Defesa Civil Estadual também está se mobilizando para ajudar e o município, por meio da Secretaria de Articulação Social, poderá oferecer aluguel social às famílias afetadas, garantindo que tanto a esfera municipal quanto a estadual proporcionem o necessário apoio às pessoas que agora estão sem moradia”, relatou.

Na casa que foi completamente destruída moravam cinco pessoas, incluindo o gasista Reinaldo da Silva, de 45 anos. Ele relata que saiu para comprar um açaí e, ao retornar, encontrou sua residência em chamas. “Foi um incêndio muito rápido, não houve tempo de salvar nada. Felizmente, não nos machucamos porque conseguimos sair a tempo e ficamos na rua. Infelizmente, perdemos uma cadela e um gato; o fogo se espalhou com muita rapidez, não consegui salvá-los”, contou.

Outra residência afetada pertence ao feirante Carlos Alberto Lobato, de 66 anos, que relata ter sido surpreendido pela situação. “O incêndio começou na casa da vizinha, aqui ao lado. Eu estava em cima, quando percebi o cheiro de fumaça. Empurrei algumas coisas de casa para a parede, como televisão, mas o fogão e a geladeira acabaram sendo atingidos. Consegui jogar um botijão de gás para trás, e o fogo se espalhou rapidamente. A sorte foi que os bombeiros chegaram a tempo e impediram que o fogo chegasse à casa do meu outro vizinho, embora a parede dele, que é de madeira, tenha sido queimada. Espero que tudo se resolva e que eu consiga recuperar minhas coisas”, afirma.

Assistência

O Governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab-Pará) prestou assistência, ontem (6), às seis famílias vítimas do incêndio. A equipe da Cohab esteve no local para fazer levantamento social das famílias e laudo de engenharia das casas destruídas pelo fogo.

Segundo o presidente da Cohab, Manoel Pioneiro, auxiliar as famílias é uma orientação do governador Helder Barbalho para minimizar o sofrimento de quem perdeu tudo no incêndio. “Estamos aqui representando o nosso governador, por meio da Cohab, para dar a garantia de que essas famílias possam ter acesso ao benefício habitacional e, assim, reconstruir suas casas por meio do Sua Casa e, principalmente, trazer a nossa solidariedade em um momento de perda de cada uma dessas famílias”, destacou.

O programa “Sua Casa” do Governo do Estado, auxilia famílias em vulnerabilidade social na construção e reconstrução de imóveis. O programa atende, prioritariamente, pessoas que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de desastres naturais como enchentes ou incêndios, como é o caso das seis famílias que perderam suas casas.

O Sua Casa consiste na concessão de dois benefícios: um para compra de material de construção e outro para pagamento da mão de obra do pedreiro. O recurso pode chegar até R$ 21 mil.

Suporte

O prefeito Igor Normando acompanhou o trabalho assegurou que as vítimas terão o suporte da Prefeitura de Belém. “Lamentamos profundamente a situação das famílias que perderam suas moradias. Por isso, determinamos que a Defesa Civil e a Funpapa prestem todo o apoio necessário para que possam reconstruir suas vidas com dignidade”, informou o gestor municipal.