ESTRUTURA

Vistoria encontra problemas em estação do sistema BRT

Prefeitura de Belém estuda alternativas para otimizar o transporte público e revitalizar a Estação Mangueirão, que está com baixo uso

Vistoria encontra problemas em estação do sistema BRT Vistoria encontra problemas em estação do sistema BRT Vistoria encontra problemas em estação do sistema BRT Vistoria encontra problemas em estação do sistema BRT

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), realizou ontem (06) uma visita técnica à Estação Mangueirão, um dos principais pontos de integração do BRT na capital paraense. O objetivo da visita foi avaliar o baixo uso do espaço e buscar soluções para otimizar a utilização, além de analisar a destinação adequada dos ônibus elétricos adquiridos pela prefeitura.

Durante a visita, foi constatada a grande infraestrutura da estação, mas observou-se que ela tem recebido um baixo fluxo de passageiros. A estação apresenta sérios problemas estruturais, como goteiras, pontos de alagamento no subsolo, elevadores danificados e escadas rolantes comprometidas pela umidade acumulada. A Prefeitura de Belém está avaliando medidas para resolver esses problemas e garantir a funcionalidade adequada da estação.

ÔNIBUS ELÉTRICOS

Outro ponto abordado na visita foi a análise dos cinco ônibus elétricos adquiridos pela Prefeitura. Embora tenham sido utilizados na via exclusiva do BRT, esses veículos não são adequados para operar nas plataformas elevadas da estação.

Para o secretário de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, Luciano de Oliveira, a Estação BRT Mangueirão precisa de readequação. “Estamos avaliando a melhor destinação para a Estação BRT Mangueirão, que apresenta sérios problemas estruturais. Além disso, identificamos que os cinco ônibus elétricos adquiridos não são compatíveis com a canaleta do BRT, mas sim para circulação em vias normais. Nossa análise busca definir o uso adequado desses veículos, considerando suas especificações técnicas, algo que não vinha sendo feito”, afirmou.

Devido à ausência de uma porta elevada compatível com as estações do BRT, a operação desses veículos não se mostrou viável no sistema.

NOVAS ROTAS

A Segbel está avaliando novas rotas para os ônibus elétricos, visando um melhor aproveitamento da autonomia dos veículos e evitando a necessidade de recarga durante o dia. Uma das opções em estudo é o itinerário que liga a UFPA ao bairro São Brás, além de outras rotas curtas que possam atender a população de forma mais eficiente e sustentável.

“Estamos analisando rotas que atendam melhor a população, para melhor aproveitar a autonomia dos ônibus sem a necessidade de recarga durante o dia. Entre as opções, temos o itinerário UFPA-São Brás, que permitiria um uso mais eficiente desses veículos”, explicou Isaías Reis, diretor de Transporte da Segbel.

As iniciativas de readequação dos ônibus elétricos e a revitalização da Estação Mangueirão fazem parte dos esforços da gestão municipal para aprimorar a mobilidade urbana de Belém. O objetivo é oferecer um transporte mais confortável, silencioso e sustentável para a população, além de aliviar a sobrecarga das linhas mais movimentadas do BRT. A integração dos ônibus elétricos à rede convencional também é vista como uma forma de atender melhor à população sem comprometer a operação do BRT. A expectativa é que, em breve, tanto a estação quanto os ônibus elétricos se integrem de forma eficiente ao sistema de transporte público da cidade.