A ajuda da população pode ser essencial para identificar um homem que vandalizou, com pichações, a fachada recém-pintada de um prédio localizado na Travessa Padre Eutíquio, esquina com a Rua Fernando Guilhon, no bairro da Cremação, em Belém. A ação aconteceu na madrugada deste domingo (31), por volta de 0h50.
Imagens de câmeras de segurança do local registraram o suspeito, que aparece usando bermuda laranja, camiseta amarela com detalhes pretos e acompanhado de um cachorro. Munido de spray, ele rabiscou toda a frente do prédio em uma ação que durou cerca de cinco minutos, sem ser incomodado.
O caso foi registrado na Polícia Civil, e os moradores pedem providências. Quem tiver informações sobre a identidade do autor pode entrar em contato com a Polícia Militar ou fazer uma denúncia anônima pelos números 181 ou 190 — a identidade do denunciante será preservada.
Implicações Legais da Pichação
Segundo o Artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), pichação é crime e prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa. O ato é considerado vandalismo e acarreta danos ao patrimônio público ou privado, afetando a paisagem urbana e gerando prejuízos aos proprietários dos imóveis.
Atuação do Pichador Solitário
Moradores dos bairros da Cremação e Batista Campos relatam que o suspeito seria um “pichador solitário”, que costuma agir aos finais de semana, sempre durante a madrugada.