O verão é um período de alta nas vendas em diversos setores da economia. Um dos mais impactados positivamente é o ramo das sorveterias. Diariamente, pessoas em busca de um refresco no calor optam pelo produto.
Segundo Gerssilena Pantoja, gerente da Sorveteria Cairu da Estação das Docas, o acréscimo foi de 5% nas vendas do local, em comparação com o mês anterior. “Não podemos desprezar junho. Tem festa junina aqui na Estação, Arrastão e outros eventos. Então, é um mês bom também, mas a gente já sentiu mais gente vindo desde a semana passada”, explica.
Ela aponta que o verão e a época do Círio de Nazaré são os melhores períodos do ano para as sorveterias. O comportamento dos fregueses, segundo a gerente, é diferente. Os paraenses costumam ter sabores favoritos, enquanto os turistas pedem para experimentar — e geralmente optam por sorvetes de sabor mais leve. Gerssilena conclui informando que os sabores mais pedidos são cupuaçu, COP-30, castanha-do-pará e bacuri.
DOMINGO
Inclusive, o bacuri é a base do sorvete especial da Sorveteria D’oPará, localizada no Jurunas. Por lá, as vendas cresceram bastante desde o início de julho. “A gente tem, sim, um aumento de clientes. A procura sempre é muito grande, aumentou uns 30%. No período de chuva, o movimento cai um pouco”, explica Graziela Melo, gerente do estabelecimento.
Ela conta que o domingo é o melhor dia da semana. “O domingo é o nosso maior dia de venda. A procura começa desde as 14 horas, que é o nosso horário de abertura. Realmente é uma procura muito grande”, diz. Por fim, a gerente ressalta que é importante os comerciantes seguirem um calendário de promoções para manter a clientela em movimento.
Suellen Nunes, 28 anos, jornalista, conta que sempre gosta de tomar sorvete e sempre tem um preferido. “Eu venho aqui sempre. Eu só escolho o sorvete de cupuaçu. Nesse calor, a pedida é o sorvete de cupuaçu”, aconselha.