REESTRUTURAÇÃO

Veja quais melhorias estão sendo feitas na Duque de Caxias para a COP 30

As intervenções buscam otimizar a mobilidade urbana, acessibilidade e funcionalidade da capital paraense
As intervenções buscam otimizar a mobilidade urbana, acessibilidade e funcionalidade da capital paraense. Foto: Leonardo Macêdo/Ascom Seop

O Governo do Pará segue com o avanço das obras de requalificação da Avenida Duque de Caxias, em Belém, dentro do pacote de investimentos estruturantes voltados à realização da COP 30, que acontecerá em novembro deste ano na capital paraense. A iniciativa integra um conjunto de melhorias em centenas de vias em diversos bairros e distritos da cidade, com foco em mobilidade urbana e qualidade de vida para a população.

Segundo o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral, as intervenções na Duque de Caxias já estão em fase final no trecho entre a Rua Antônio Barreto e a Travessa Humaitá. “Assim como as demais obras ligadas à COP 30, esta também avança dentro do cronograma e é essencial para a manutenção de uma das principais vias da cidade”, afirmou.

As melhorias na avenida incluem pavimentação nos pontos mais críticos e desgastados, nova sinalização, adequação das ciclofaixas, implantação de abrigos de ônibus com acessibilidade, travessias seguras e requalificação das calçadas para garantir acessibilidade universal. Também está sendo realizada a readequação da drenagem superficial.

Com aproximadamente 2,5 km de extensão e 5 mil metros de pista de rolamento (considerando as duas pistas e o canteiro central), a Avenida Duque de Caxias é uma via arterial importante para o trânsito na região central de Belém. Além de estar próxima ao Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e ao Parque da Cidade, principais palcos da COP 30, ela também funciona como rota alternativa para o Aeroporto Internacional de Belém.

Outras Vias em Requalificação

Outras importantes vias da capital também estão passando por obras de requalificação, como as avenidas Dr. Freitas, Pedro Álvares Cabral, Senador Lemos, Visconde de Souza Franco, Almirante Tamandaré, além das ruas Belém e Municipalidade.

Parceria e Objetivos das Obras

O pacote de obras resulta de uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, com apoio da Itaipu Binacional. As intervenções incluem serviços de pavimentação asfáltica, terraplenagem, drenagem, construção de calçadas, sarjetas, meios-fios e sinalização viária. O objetivo é entregar uma cidade mais moderna, funcional e acessível para moradores e visitantes durante e após a realização da conferência climática.