Belém

Vacinação nas Unidades Básicas de Saúde de Belém é suspensa

Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.
Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.

Em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira, 1º de maio, as Unidades Básicas de Saúde (UBS)  da Prefeitura de Belém paralisam suas atividades. O atendimento volta ao normal na quinta-feira, 2 de maio, com a oferta da vacina bivalente como prevenção à covid-19, dos imunizantes que fazem parte do calendário vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos e atendimento para consultas e marcação de exames oferecidos à população de Belém.

A Pfizer bivalente é exclusiva para grupos prioritários, a partir de 12 anos de idade. Deve ser tomada por idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas com intervalo de seis meses entre as doses.

Os outros grupos prioritários devem observar o intervalo de um ano entre as doses: trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores.

A vacina Pfizer Baby, destinada ao público infantil, de 6 meses a menores de 5 anos de idade, assim como a Coronavac Monovalente, direcionada a pessoas de 5 a 59 anos de idade, que não fazem parte dos grupos prioritários e que precisam iniciar ou completar o esquema vacinal de duas doses, continuam disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS) de Belém, a partir de quinta-feira, 2.

A Sesma ressalta que o feriado desta quarta-feira, 01, não se aplica aos serviços essenciais à população, como os prontos-socorros Mário Pinotti (14 de Março) e Humberto Maradei (bairro do Guamá), Hospital Geral de Mosqueiro, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Central de Leitos, Departamento de Vigilância em Saúde (Devs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).