Autora de três livros, Valeska Zanello é professora do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UNB), onde coordena o grupo de estudo Saúde Mental e Gênero, da UNB, e estará em Belém nos dias 20 e 21 de março, a convite do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, dentro da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Na tarde do dia 20 realizará uma sessão de autógrafos na livraria Travessia, na Av. Alcindo Cacela, e na tarde do dia 21 ministrará a palestra “Saúde Mental, Gênero e Interseccionalidades” no auditório do TRT-8, no Umarizal.
Com mais de 270 mil seguidores em seu perfil do instagram (@zenellovaleska), Zanello, como é conhecida, alcançou um patamar diferenciado para uma pesquisadora, graças ao seu talento para traduzir os seus estudos em uma linguagem mais direta e clara, aplicados na forma de ver situações no dia a dia que evidenciam as distintas formas de tratar muitas questões, conforme o gênero da pessoa atingida. Seus dois livros já lançados são “Saúde mental, gênero e dispositivos: cultura e processos de subjetivação”, lançado em 2018, e “A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações”, de 2022, em que a imagem da prateleira explicita a profunda diferença qualitativa e de investimento que o amor romântico tem para mulheres e homens. Para elas, trata-se de algo identitário, motivo pelo qual persistem mesmo em relações abusivas. Para eles, trata-se de fonte inesgotável de lucro afetivo.
Seu mais recente livro, “Masculinidade e dispositivo de eficácia” terá lançamento com sessão de autógrafos nos dois momentos da professora Zanello em Belém. Além dos livros, em parceria com a professora Ligia Feitosa, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), criou um baralho chamado “Emancipação: Jogando contra o machismo”, para abordar questões de gênero e combater o machismo estrutural.
Em razão da procura, os dois eventos em Belém terão limitação de participantes, com distribuição de senhas na chegada da livraria e inscrição prévia para a palestra e sessão de autógrafos no TRT-8, que será voltada ao público interno e instituições parceiras, mas com algumas vagas disponibilizadas ao público externo.
Na Livraria Travessia o bate papo será às 18h30 do dia 20 (quinta-feira), e contará com a participação da psicóloga Bárbara Sordi. No auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região a palestra será às 14h do dia 21 (sexta-feira).