Belém

TRE do Pará promove atendimento especial para eleitores com deficiência

Neste sábado (27), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou um evento especial de atendimento voltado exclusivamente para pessoas com deficiência.. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.
Neste sábado (27), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou um evento especial de atendimento voltado exclusivamente para pessoas com deficiência.. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará.
Even Oliveira

Neste sábado (27), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou um evento especial de atendimento voltado exclusivamente para pessoas com deficiência. Essa iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas pela instituição nas semanas que antecedem o Fechamento do Cadastro Eleitoral, que ocorrerá em 8 de maio.

Durante o evento, que ocorreu de 8h às 14h no Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), no bairro da Pedreira, o público teve a oportunidade de regularizar sua situação cadastral e realizar as alterações necessárias para garantir seu direito ao voto. Esse tipo de ação proporciona a facilitação na participação ativa dos eleitores com deficiência no processo eleitoral, ressaltando a importância de um atendimento sensível e inclusivo para o pleno exercício da cidadania.

O Desembargador Leonam Gondim, presidente do TRE-PA, destaca que promover uma sociedade mais justa é objetivo da ação, onde toda a população se sinta representada e tenha voz nas decisões políticas. “Para que ele [cidadão] não seja esquecido no processo eleitoral. A ação demonstra que eles têm dignidade como todos. Nós precisamos chamar, dar voz e mostrar que o voto desse público pode mudar para melhor a vida de um país. Essa conscientização de mostrar que não há diferença nenhuma [entre todos]”, afirma.

Gondim ressaltou a necessidade de conscientizar sobre a igualdade entre todos os cidadãos. “A nossa expectativa é colocar em prática o artigo primeiro da constituição federal, o item dois, que é a cidadania. É fundamento da república”, frisa.

Nathalie Castro, diretora-geral do TRE do Pará, enfatiza a importância do atendimento exclusivo e conforto em todos os aspectos da iniciativa: “A pretensão é esse público possa se sentir importante e parte do processo eleitoral; primeiro, com o estímulo da capacidade ativa, que é capacidade de votar, e saber que são necessários no processo, assim evoluindo no incentivo de um dia ter um representante/representatividade. Isso tudo começa com o direito de votar”, diz.

Segundo a Nathalie, “é fundamental que todos, independentemente de suas condições, tenham acesso facilitado aos seus direitos políticos”.

O cadeirante Raimundo Pantoja, de 63 anos, comenta que viu o anúncio pela televisão e resolveu ir até o Núcleo de Atendimento o quanto antes para atualizar o título que havia perdido. Para ele, a iniciativa é fundamental para o contínuo aprimoramento das políticas de inclusão. “Foi uma ótima ideia. A ação favorece muitas pessoas que não tem tempo em dias de semana, até para acompanhar [como o caso dele], e no final de semana tem a oportunidade de vir se atualizar. Quanto melhores informações e atitudes, seria muito melhor para todos nós”, expressa.

Raimundo, em poucos minutos, conseguiu regularizar a situação do título e, além de ter levado um amigo para atualizar os documentos, pretende incentivar outros conhecidos.

Além do atendimento aberto presencialmente para quem precisasse de alterações necessárias, era possível ter um atendimento via celular através do chatbot “Bertha”, a assistente virtual da Justiça Eleitoral paraense.

Para utilizar a Bertha, os eleitores podem enviar mensagens de texto no aplicativo WhatsApp para o número (91) 3346-8000 e receber no celular a lista com as principais opções de serviços buscados, que vão desde informações sobre título eleitoral e a emissão de certidões, até filiação e desfiliação partidária, acessibilidade, urna eletrônica, a segurança do processo eleitoral e o contato com a ouvidoria.

Mesmo após a criação da Bertha, o Disque Eleitor – canal de atendimento telefônico do Regional paraense – também continua funcionando pelo número 148, em dias úteis, das 8h às 14h, por meio de ligação. O número atende todo o estado do Pará.