MOBILIDADE

Trânsito será interditado na Doca de Souza Franco neste domingo (12)

Alterações no trânsito na Avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, devido ao avanço das obras da Nova Doca para a COP 30.

A obra da Nova Doca, um dos legados da conferência mundial sobre mudanças climáticas, da Organização das Nações Unidas (ONU), COP 30. Foto: Paula Lourinho / Ascom Seop
A obra da Nova Doca, um dos legados da conferência mundial sobre mudanças climáticas, da Organização das Nações Unidas (ONU), COP 30. Foto: Paula Lourinho / Ascom Seop

O trânsito na Avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, sofrerá alteração neste domingo (12) para o avanço das obras da Nova Doca, um dos investimentos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro. As duas pistas da marginal direita do canal, entre as ruas Belém e Municipalidade, estarão interditadas das 7h às 18h para o levantamento da estrutura metálica da passarela da Quadra 2.

“A Seop avança dentro do previsto para cumprir as metas e entregar as obras do Estado que estão dentro dos investimentos da COP 30. Essas mudanças no trânsito são necessárias e, para isso, temos solicitado o apoio da Semob (Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém) e do Detran (Departamento de Trânsito) na orientação do tráfego nos locais. Muitas dessas alterações são de curto prazo, e vão dar segurança aos trabalhadores e à população”, explica Ruy Cabral, titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

Com a interdição total no perímetro, a Secretaria orienta os condutores de veículos a seguirem pela Avenida Marechal Hermes ou Rua Belém.

Parque linear – A Nova Doca está com 51% de serviços executados, com trabalhos nos oito módulos ao longo da via. O planejamento atual inclui trabalhos de fundação, lançamento e concretagem das peças metálicas, e cravação de estacas de sustentação da estrutura do canal.

A construção do Parque Linear – uma parceria do Governo do Pará com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional – envolve 1,2 quilômetro de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas, além da substituição das comportas para controle da maré, a fim de evitar inundações.

Também serão pavimentados mais de 2,4 quilômetros da Avenida Visconde de Souza Franco, e construídos outro sistema de drenagem profunda e superficial para receber a água das chuvas, rede de esgoto sanitário, tubulação de água potável, ciclovia e um sistema de energia limpa.